Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 21 Abr 2026, 13:56

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1061 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 71  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Consultório Médico
MensagemEnviado: 28 Jan 2012, 22:23 
Membro do Mês
Membro do Mês

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
E mete gelo, ajuda bastante. ;)

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Jan 2012, 22:24 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
DoubleS Escreveu:
E mete gelo, ajuda bastante. ;)

Isto também. Com a temperatura actual é que custa. :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Jan 2012, 22:31 
Administrador
Administrador

Registado: 21 Ago 2007, 02:49
E podes tomar um ben-u-ron ou um anti-inflamatório para aliviar a dor.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 28 Jan 2012, 22:32 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 17 Jun 2010, 15:45
So me doí quando toco, a ver se vou metendo gelo então, obrigado :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jan 2012, 01:15 
Bibó FLORA
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour

Registado: 25 Jun 2009, 23:32
Tó tu és médico de quê? Estávamos a falar de ti no chat e ninguém sabia.

Já agora uma dúvida que sempre tive.

Dores musculares deve-se meter gelo ou algo quente?

Tumblr | OGustavoTV - YouTube

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jan 2012, 01:24 
Administrador
Administrador

gustavo7 Escreveu:

Estou no ano de internato, terminei agora o curso. Ainda não médico de nada no fundo :P Sinceramente quanto a essa questão a ideia que tenho é que numa fase pós-actividade física o mais indicado é o gelo, enquanto que se a dor persistir para os dias seguintes já será mais indicado algo quente, para melhorar a recuperação.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jan 2012, 01:31 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 19 Jul 2008, 21:43
tozequio Escreveu:
gustavo7 Escreveu:

Estou no ano de internato, terminei agora o curso. Ainda não médico de nada no fundo :P Sinceramente quanto a essa questão a ideia que tenho é que numa fase pós-actividade física o mais indicado é o gelo, enquanto que se a dor persistir para os dias seguintes já será mais indicado algo quente, para melhorar a recuperação.

Mas estás a pensas seguir que área?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jan 2012, 01:33 
Gilbert faz-me um filho
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 31 Mar 2008, 21:35
gustavo7 Escreveu:

Uma cena que eu fazia no ciclismo e resultava muito bem para aliviar as dores musculares era misturar água quente e fria a tomar banho, isto é, metia 30 segundos a água à temperatura mais quente que aguentasse e logo a seguir 30 segundos de água fria. Fazia isto umas 6 ou 7 vezes e notava bastante no dia seguinte que tinha os músculos bastante mais soltos.

P.S - E acaba sempre estes ciclos com água fria.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jan 2012, 12:20 
Bibó FLORA
Vencedor do Tour
Vencedor do Tour

Registado: 25 Jun 2009, 23:32
Eu nessa questão sempre tive a ideia do quente, porque quando se tem dores musculares uma coisa que me mandam fazer logo na fisioterapia lá do clube é alongamentos e os alongamentos servem para aquecer o músculo e deixá-lo mais solto (penso eu), logo sempre pensei que coisas quentes ajudassem mais.

Nas próximas vezes que me acontecer algo do género irei tentar então com o gelo.

Tumblr | OGustavoTV - YouTube

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jan 2012, 12:43 
Membro do Mês
Membro do Mês

Registado: 13 Ago 2009, 20:37
gustavo7 Escreveu:
Eu nessa questão sempre tive a ideia do quente, porque quando se tem dores musculares uma coisa que me mandam fazer logo na fisioterapia lá do clube é alongamentos e os alongamentos servem para aquecer o músculo e deixá-lo mais solto (penso eu), logo sempre pensei que coisas quentes ajudassem mais.

Nas próximas vezes que me acontecer algo do género irei tentar então com o gelo.

Pelo que sei, o gelo estimula a circulação sanguínea no ponto afectado, para que as "impurezas" que estão a afectar a zona se dispersem mais rapidamente.

Uma dúvida que tenho é no caso dos tendões. Há uns anos estava a jogar com uma bola em casa e fui de cabeça a um armário e prendi um tendão no pescoço, o que me fez andar de cabeça torta ainda uns bons dias. Na altura disseram-me para pôr muita água quente na zona, mas também já vi que o ideal é pôr gelo. Qual é a solução ideal?

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jan 2012, 20:12 
Administrador
Administrador

DoubleS Escreveu:
gustavo7 Escreveu:

Pelo que sei, o gelo estimula a circulação sanguínea no ponto afectado, para que as "impurezas" que estão a afectar a zona se dispersem mais rapidamente.

Uma dúvida que tenho é no caso dos tendões. Há uns anos estava a jogar com uma bola em casa e fui de cabeça a um armário e prendi um tendão no pescoço, o que me fez andar de cabeça torta ainda uns bons dias. Na altura disseram-me para pôr muita água quente na zona, mas também já vi que o ideal é pôr gelo. Qual é a solução ideal?

Pelo contrário, o gelo vai inibir a libertação de mediadores inflamatórios, ao diminuir a circulação sanguínea no ponto afectado. Daí ser útil, pelo menos em meu entender, na fase inicial após uma lesão.

Nessa situação penso que o ideal seria gelo, mas tudo isto é bastante duvidoso e sem grande evidência científica...

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 29 Jan 2012, 21:00 
Lenda do Ciclismo
Lenda do Ciclismo

Registado: 24 Abr 2011, 17:58
Como foi dito pelo Tó, o gelo é vaso-constritor e não vaso-dilatador, sendo por isso mesmo óptimo e recomendável num período pós traumático, por diminuir o edema da lesão e consequentemente a dor..

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 Fev 2012, 20:59 
O Mike fez-me um elogio
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour

Registado: 11 Set 2010, 12:19
Eu sempre tive a ideia que na hora deviamos fazer gelo para evitar o "inchasso" excessivo e a dor, nos dias seguintes fazer "panos quentes".

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 Fev 2012, 22:34 
Dobradinha no Tour
Dobradinha no Tour

Registado: 23 Jul 2008, 10:37
Eu quando andava no futebol normalmente era como têm estado a dizer, primeiro e segundo dia gelo e depois meter coisas quentes. Desde que saí do futebol e me virei para o hóquei para curar uma lesão não há nada melhor do que treinar e "cagar" para ela :mrgreen:

Selecção Portuguesa de Hóquei Subaquático, sim ela existe!

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 03 Fev 2012, 22:57 
Membro de Bronze
Membro de Bronze

Registado: 06 Out 2010, 20:51
Eu digo o mesmo do Pingolin. Inchaços devido a torções 1ºs dias mete gelo e depois paninhos quentes. Se bem que para curar as entorses que tive nos pés (à vontade foram aí umas dez a dividir pelos dois pés, com mais tendência para o direito), após os primeiros dias de gelo, para tirar o inchaço era o tal tratamento que já disseram água quente e água fria intercalado (os tais cercas de 30 segundos a 1 minuto), acabando sempre em água fria. E pelo meio massajar nas zonas afectadas e pôr cremes anti-inflamatórios e, se necessário ligar a zona afectada. Fiz isto tantas vezes que já curava as minhas entorses sozinho e a colegas meus. :o Até fazer uma entorse/luxação/rotura ligamento/tendinite (tudo no mesmo lance) no pé direito à 8 meses e que ainda hoje me dá dores de cabeça...
No caso das dores musculares, também fiz uns tratamentos e era sempre dentro da banheira do clube onde jogava (vulgos tanques de lavar a roupa :mrgreen: ) com água quente para libertar o ácido láctico retido nos músculos, que é o que provoca as dores e surge por intermédio do ciclo de respiração anaérobia que as células musculares utilizam para gerar energia, devido à insuficiente quantidade de oxigénio nos músculos para produzir energia de forma natural (e esta hein?). Isto normalmente acontece em casos de esforço prolongado tipo jogar futebol, ciclismo, etc. Tudo isto para dizer, no caso de dores musculares, água quente ou panos quentes e de seguida uma massagem (daquelas bem durinhas) para retirar o ácido láctico dos músculos! (Aprendi isto tudo quando estudei desporto, antes de me lembrar que mais tarde não me ia servir para nada!)

O número 6 faz assim, o guarda-redes faz isto e a culpa é do Hassan?! Vai mas é dormir, c***!

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 1061 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17 ... 71  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal