Eu digo o mesmo do Pingolin. Inchaços devido a torções 1ºs dias mete gelo e depois paninhos quentes. Se bem que para curar as entorses que tive nos pés (à vontade foram aí umas dez a dividir pelos dois pés, com mais tendência para o direito), após os primeiros dias de gelo, para tirar o inchaço era o tal tratamento que já disseram água quente e água fria intercalado (os tais cercas de 30 segundos a 1 minuto), acabando sempre em água fria. E pelo meio massajar nas zonas afectadas e pôr cremes anti-inflamatórios e, se necessário ligar a zona afectada. Fiz isto tantas vezes que já curava as minhas entorses sozinho e a colegas meus.

Até fazer uma entorse/luxação/rotura ligamento/tendinite (tudo no mesmo lance) no pé direito à 8 meses e que ainda hoje me dá dores de cabeça...
No caso das dores musculares, também fiz uns tratamentos e era sempre dentro da banheira do clube onde jogava (vulgos tanques de lavar a roupa

)
com água quente para libertar o ácido láctico retido nos músculos, que é o que provoca as dores e surge por intermédio do ciclo de respiração anaérobia que as células musculares utilizam para gerar energia, devido à insuficiente quantidade de oxigénio nos músculos para produzir energia de forma natural (e esta hein?). Isto normalmente acontece em casos de esforço prolongado tipo jogar futebol, ciclismo, etc. Tudo isto para dizer, no caso de dores musculares, água quente ou panos quentes e de seguida uma massagem (daquelas bem durinhas) para retirar o ácido láctico dos músculos! (Aprendi isto tudo quando estudei desporto, antes de me lembrar que mais tarde não me ia servir para nada!)
Aposto que isso apareceu em algum teste de todos os alunos que andaram em CT.