untal Escreveu:
Оcmohayt Escreveu:
Da equipa aí apresentada, não consigo ver uma super-equipa para a montanha, vejo um líder que anda a surpreender e que pode ser considerado um dos favoritos, um ciclista que tem andado bem no último ano nas montanhas (Froome) e uns gregários bonzecos para a montanha dos quais penso que o Siutsou seja o melhor. Duvido imensamente que a SKY faça no Tour sequer o que a Liquigas fez no Giro.
Não podes olhar para a equipa, com as noções que tens dos ciclistas antes da Sky existir. Pensa no Wiggins, no Froome, no Porte e no que eles se tornaram depois de processos evolutivos que não estamos habituados a ver. Se se mantiverem ao nível, são um bloco fortíssimo.
A cena é que não acredito que mantenham o nível, é uma ideia minha. Sim senhor, a Sky anda com um plano físico incrível, que se for legítimo (ri-me quando ontem o PM disse que como a Sky só se lembrava da Maia) pode revolucionar todo o desporto levando um passo mais à frente relativo aquelas questões que andámos a falar há umas semanas atrás. No entanto, esse mesmo desenvolvimento tem limites, e não sei até que ponto passam o teste do Tour, que podia ser bem mais díficil, diga-se.
Questiono-me se após este ano olímpico, se estes ciclistas voltam a render o mesmo. Não seria novidade ver atletas a terem o pico da sua vida com uma prova em mente e após esse momento, regredirem bastante.
Além que, o Froome fez uma grande Vuelta, o que não deixou de ser uma Vuelta atípica a ser disputada entre Cobo, Froome e Mollema, faz top-3 no Tour de Beijing graças ao CR e está neste momento a fazer um bom Dauphiné. O Porte ganha a Volta ao Algarve com uma grande ascensão ao Alto do Malhão e esteve ao seu nível no CR, a sua melhor prestação no Paris-Nice deste ano a subir é um 13º em Mende, no meio doutros ciclistas bonzecos a subir, faz 4º na Volta à Romandia graças ao CR, o mesmo para o seu 4º na Bayern Rundfahrt e fez uma boa ascensão a Morzine. O Rogers segue este padrão, e tanto Porte como Rogers fizeram épocas acima deste nível antes de estarem na Sky. O Thomas tem tido desde o início da carreira uma progressão ascendente, é ver até onde consegue chegar. E o Wiggins tem sido claramente a sensação. Still, não vejo aqui uma super-equipa de montanha.
No entanto o que vejo mais é Wiggins a estar muito bem, com uma equipa que graças à sua capacidade de CR consegue tanto impôr um ritmo constante a subir como ascender na geral. Mas no Tour, acho que não vai chegar à Sky ter uma equipa com ritmo constante a subir, tem que ter um ritmo intenso, maior do que em Morzine, que nem dê para o Quintana sair, porque no Tour é bem capaz de haver uns 5 Quintanas a tentar a sua sorte na subida e com isso a abalar o grupo principal na subida. Além da própria subida de forma dos líderes e dos seus gregários e o factor que é a corrida mais cobiçada do Mundo. Vejo uma Sky com muito mais dificuldade em fazer o que tem feito e com isso o Wiggins sentir-se menos confortável para bater a concorrência como tem feito. Dito isto, é muito provável que vençam a classificação por equipas, mas isso é diferente de levar alguém à geral.