Hugo Klöden Escreveu:
DoMovin´ Escreveu:
Parece-me algo injusto pegar na pior etapa de montanha da prova para se fazer uma crítica global ao percurso. As etapas da 3ª semana deste ano são teoricamente bastante boas, embora a de Pla d'Adet infelizmente tenha quilometragem de juvenis
E a etapa mais dífícil da Vuelta é de facto bastante dura, mas para além dessa só existe mais uma etapa de alta montanha(a penúltima). As restantes são as já habituais etapas estilo Fléche Wallonne.
Epah, a questão é que no Tour não vejo nada de especial e o que vejo em relação á malta é que se está a começar a habituar á mediocridade nos perfis.
Temos a chegada a Luchon que não é grande coisa.
A etapa de Pla Adet com as subidas anteriores a não ser que sejam forçadas ninguém fica a pé com a agravante que os últimos 3 kms são acessíveis logo não me admira que vá tudo na roda até ao final.
Temos o Hautacam que é a chegada típica.
O Tour limita-se a mandar perfis que representam mais do mesmo e que não mostram algum rasgo de criatividade ou genialidade. Preferem carregar a quilometragem nas etapas de treta como Luchon e fazer etapas soft em kms naquelas que deviam ser mais duras.Este Tour é daqueles em que o Evans era capaz de andar a lutar pelo pódio até Hautacam.
A única coisa que vejo de bom é o CR de 54kms...
Eu também não disse que era extraordinário, até porque o adjectivo que utilizei foi "razoável". Uma coisa é um percurso não oferecer nada de novo, outra coisa é ser mau. E os percursos do Tour para mim têm na generalidade uma avaliação positiva, excepto os dos anos referidos.
A etapa de Luchon é a 1ª de três etapas de montanha, e de facto podia estar muito mais endurecida, mas se os favoritos se mexerem(o que duvido), a dureza do Port de Balés é suficiente para termos uma boa etapa. Os ciclistas podem ou não aproveitar a oportunidade, mas a dureza está lá. Na etapa de Pla d'Adet a subida final tem uma entrada duríssima e muito propícia a quem quiser atacar logo aí, e a etapa do Hautacam é dura também. E mesmo nas semanas anteriores, apesar de etapas piores, acho que a etapa do pavé vai ser excelente para provocar perdas de tempo logo na 1ª semana, obrigando o pessoal a atacar mais do que o normal.
De resto concordo com as críticas restantes que tu fazes, principalmente na quilometragem. Claro que há sempre pontos para melhorar, mas comparativamente, o Tour deste ano está mais próximo do que considero ser um bom percurso de um GT do que qualquer uma das outras duas