DoubleS Escreveu:
Os ciclistas que querem correr a prova são os australianos e ciclistas que querem começar a preparar cedo a época e não têm mais provas que lhes ofereçam ritmo competitivo decente até meio de Fevereiro, porque vais ao top-20 da geral dos últimos anos e vês que 80/85% dos ciclistas são anglo-saxónicos ou terceiros planos que têm aqui a oportunidade de liderança.
O percurso pode ser melhor mas é corrido de forma relaxada e/ou são etapas que não têm grande interesse competitivo para lá dos últimos 20 quilómetros e facilmente me esquecia de que essa prova fazia parte do World Tour se a tirassem, ao contrário do que aconteceu por exemplo com a Züri Metzgete.
E continuo a dizer que se metessem o Tour Down Under em Outubro ninguém ia querer sair da Vuelta, Campeonatos do Mundo e Lombardia e fazer uma viagem à Austrália para correr 6 dias. E mesmo antes de entrar no World Tour a startlist não era grande coisa, valia muito pelos australianos que têm o hábito de iniciar a temporada nos critérios como a Bay Classic Series e que aproveitam o enquadramento dos Campeonatos Nacionais para lá ir e pelas equipas continentais, porque de resto não era nada de extraordinário.
Mas não é, a prova é em Janeiro. A prova foi muito bem pensada, havia um buraco competitivo no calendário e a UCI foi inteligente e preencheu essa falha com uma prova recente mas com qualidade, usando o nicho Australiano como arma.
Praticamente todas as provas em Outubro são fiascos, bom exemplo é o fabuloso Tour of Hainan, e eu não tenho duvidas, o Tour of Down Under é um sucesso e tem vindo a crescer ano após ano.
Só se metesses o Tour em Setembro é que terias ciclistas a sair da Vuelta, dos WC ou da Lombardia.
Züri-Metzgete acabou por falta de financiamento.