Bernardo_ Escreveu:
Como está o jogo ?
Talvez nos últimos 5 anos tenha sido a versão que mais mexidas teve.
A nível gráfico os menus estão com novos tons como sempre, agora num ambiente mais dark. Primeiro estranha-se e depois entranha-se. Acho que prefiro assim.
No modo carreira também há novidades, sendo agora possível simular e entrar no jogo a qualquer momento (algo que já existia há 15 anos) mas que agora está muito mais ágil. Acompanha-se o jogo num 2D que faz lembrar o FM e é muito, muito rápido a entrar no jogo. A nível de treino está mais detalhado, sendo que já não funciona com as 5 slots habituais, agora tens um plano de desenvolvimento para cada jogador da equipa, onde se procura desenvolver tanto os miúdos como prolongar o nível dos veteranos. A própria evolução do jogador é projectada consoante o perfil de treino que escolhes. Por exemplo, podes trabalhar um Jota para ser um extremo vertical onde vai melhorar a velocidade, cruzamento e drible ou então como um construtor de jogo onde melhora a visão, o passe ou a meia distância. Mas ainda não domino bem esta parte. Anteriormente havia também um treino por semana e agora tens vários, sendo que é um bocado chato estar sempre a tratar disto. Antigamente compensava bastante desenvolver os miúdos, agora ainda não joguei o suficiente para saber. No mercado de transferências há duas belas novidades: podes fazer empréstimos com opção de compra e quando te querem comprar um jogador podes adicionar jogadores dessa equipa ao negócio. Muito interessante, gostei. Uma das coisas mais negativas é a falta de jogadores livres, algo que a juntar à falta de clubes sul-americanos deixa-me sempre aborrecido. O sistema de pesquisa não permitir uma procura por atributos também me aborrece um bocado, mas talvez isto seja a minha costela de FM a falar e até faça sentido ser assim.
Fiz +/- dois meses de um modo carreira com o Leeds em que montei uma equipinha jeitosa:
Casilla
Koch, Eric Garcia, Kouassi
Rafinha, Taarabt, Kalvin Phillips, Emerson
Ozil, Rodrigo, Josef Martinez
No Ultimate Team há mais mudanças, sendo que todo o ambiente de menus tem uma nova disposição.
Podes personalizar o teu estádio, o que até pode ser giro mas acho que a maior parte dos elementos é de mau gosto. Os TIFO's então são ridículos.
Comecei com um pack de jogadores ingleses e tinha uma equipa jeitosa com gajos como o Declan Rice, o Troy Deeney ou o Ashley Barnes que são craques das equipas onde passam mas no Ultimate Team são paralíticos ambulantes. Fiz os 5 jogos de qualificação sempre conra equipas normais. Ganhei 3 e perdi 2, fui para a 4ª divisão. Depois de uns 20 jogos caí para a 5ª porque Ultimate Team.
Quanto à jogabilidade, há alguns pormenores novos. A finalização parece-me diferente, sendo certo que ainda não joguei com grandes avançados, parece-me mais fácil falhar golos se não chutares com o pé certo, no tempo certo com um bom enquadramento. A própria postura dos GR está diferente, há mais golos em que ficam literalmente pragados ao chão e isso não era habitual. O 1x1 também está diferente com uma mecânica que eu diria mais realista.
Para mim enquanto jogo haviam dois problemas enormes: o primeiro eram os foras-de-jogo em que os teus jogadores estavam sempre a ser comidos por meia dúzia de centímetros e sempre que a bola desviava em alguém ia sempre parar ao gajo em offside. Ainda não apanhei casos escandalosos disto, mas vamos ver. O segundo problema está na IA da defesa... é completamente ridículo o sistema de bloqueios em que qualquer central de +85 corta bolas de todas as maneiras possíveis. No instagram do Bleacher Report está um vídeo do Van Dijk a cortar uma bola com o pé um metro por cima da cabeça dele. Qualquer central destes acaba um jogo com mais "defesas" que o GR, e se não tiveres avançados de um bom nível acredito que seja quase impossível marcares um golo a esta gente. Isto acontece porque a diferença entre os jogadores é abismal. Um dos melhores do jogo tem 88 e um bom jogador tem 80... na realidade a competitividade é alta, mas no jogo a diferença entre ambos é abissal. Se uma equipa é de 86 e outra de 82, dois gajos que joguem o mesmo acabam o jogo com uma diferença de 4 ou 5 golos à vontade. Não gosto disto, mas é o que é.