Finalmente aqui fica a entrevista ao
JorgeMiguel, um dos nossos mais famosos ciclistas do tasco e claramente um dos membros mais conhecedores dos mais diversos meandros da modalidade. O o seu know-how e as mais variadas "connections" a nível nacional trazem-nos uma relevante mais valia para esta comunidade.
Como descobriste o ciclismo e o amor pela bicicleta?Devo muito aqueles meus colegas porque se não fossem aquelas voltas na altura provavelmente nunca tinha sequer passado daquele nível e ainda hoje dava uma volta de 20km e chegava a casa morto, indo ao foco da pergunta é difícil explicar isso mas eu costumo dizer que quem anda sabe o porquê de gostar tanto disto, quer seja pelas paisagens, pelos momentos de superação própria ou mesmo pelo convívio e novas amizades que fazes, muitas das vezes é isso que te faz querer mais e não desistir mesmo quando vais a sofrer e só te apetece desmontar da bicicleta e atirá-la para qualquer lado mas lembras-te que não estás sozinho e que com força de vontade vais superar o objectivo que definiste por mais complicado que ele seja.
Quando é que te começaste a dedicar ao ciclismo?Tinha ido para o 10ºano e conheci alguns colegas novos que iam andar para o monte e estrada mas nada demais, aquelas voltas pequenas só para passar o tempo ainda nem bicicleta de estrada tinha. Contudo a partir dali as coisas foram evoluindo, cada vez aquelas voltas iam sendo maiores só que começava a desanimar por causa da bicicleta (já tinha vários problemas e os meus colegas já tinham adquirido de estrada), no início do 11ºano e como o meu pai viu que gostava daquilo decidiu dar-me a bicicleta que tenho hoje e posso afirmar que foi a partir daí que começou mais a sério, as distâncias foram evoluindo, mais voltas em grupos que já tinham outro ritmo e foi basicamente assim que tudo começou.
De que forma entraste no ciclismo de formação?Foi mais por vontade própria e para ver no que dava, tinha curiosidade em experimentar e acho que ia sempre ficar com aquele peso na consciência se nunca tivesse entrado, a partir daí foi ver a equipa mais perto da minha zona e foi assim que tudo começou.
Quão caro fazer ciclismo? Achas que isso é algo que impede malta mais desfavorecida de praticar, ao oposto do que acontece por exemplo com o futebol?É um desporto que sai caro é verdade, basta teres algum azar e podes gastar logo bom dinheiro quer seja em rodas e para não ir tão longe só para teres já o essencial quer a nível de equipamento que é preciso já gastas um bom dinheiro desde vestuário a capacete e etc. Quanto ao segundo lado da questão por um lado até que concordo mas por outro acho que não, fico ali no meio e sinceramente não te sei responder com certeza, o ciclismo é caro e impede provavelmente algum pessoal de praticar que até gostava mas também não vejo isso motivo para se refugiar no futebol, algumas equipas acho que mesmo a maior parte emprestam bicicletas para treinar e correr, o grande problema a meu ver é a falta de divulgação do ciclismo o que invalida muita gente a tentar pelo menos a sua sorte, acho que também existe uma grande falta de procura em relação a escolas de formação por parte de jovens/familiares, um pai se nascer um rapaz a não ser que já tenha ligação ao ciclismo, nunca vai dizer que o puto tem de ser o craque das duas rodas mas sim que quer que seja o craque da bola.
Que tipo de dieta levas?Não sou de comer pouco nem muito, simplesmente evito fritos e ao contrário de muita gente não gosto de McDonalds, como bastantes vezes ao dia e claro que durante este ano aprendi bastante ao nível da alimentação, antes ainda das refeições sou adepto da sopa e para mim é tudo uma questão de hábito, também não vou muito em refrigerantes e bebo sempre água durante e fora das refeições. Um ciclista por norma em determinada altura pode “passar fome” mas também não o é o ano todo, apenas evita o que faz mais mal e come muito há base de comidas não calóricas.
Alguma vez pensaste em levar o ciclismo mais a sério no futuro?Até ao momento em que não tinha passado ao nível da formação não, mas a partir daí senti-me triste por nunca ter tentado mais cedo, podia não ser um corredor de topo ou até mesmo nem dar nada mesmo que tivesse começado mais cedo mas acho que com força de vontade e dedicação podia ter chegado a Sub23 e a partir daí via mais a sério como ia evoluindo, agora apenas entrando com 18anos na modalidade nunca me iludi e sabia que não chegaria a profissional.
Qual foi a principal razão de saíres da equipa no final da época?Este ano já não iria ser júnior mas sim Sub23-J, não valia a pena andar a fazer uma época que em nada tinha interesse para mim, era algo que me ocupava muito tempo quer a nível de treinos e provas e decidi que não valia a pena andar praticamente um ano nesta situação.
Já te aconteceu algo caricato/embaraçoso em treinos ou corridas?Que me lembre não, a única situação mais fora do normal que nem é nada demais foi num dos treinos pré-volta que quando olhei para as pernas numa paragem que tivemos estavam repletas de óleo, nada que não aconteça mas também não me recordo de nada assim mais estranho.
Quais são as tuas primeiras memórias do ciclismo enquanto espectador?No início apenas via a Volta esporadicamente, esta passava muito pela minha terra e ia quase sempre ver e acompanhava depois as restantes etapas na televisão, acompanhava provas como o GP Rota dos Móveis e outras que como referi também acabavam ou passavam aqui na zona mas via sem aquele entusiasmo era mesmo para passar o tempo nada mais. O despoletar provavelmente foi na etapa do Tour de 2007 na vitória do Contador em Plateau de Beille, até aqui foi sempre algo sem grande interesse mas quer pelo ambiente no Tour de adeptos e pela diferença em relação ao nível da corrida comecei a acompanhar mais, mas fiquei-me pelo ver só começando a experimentar em idade bem mais avançada.
Que ciclista mais admiras? Qual é o melhor conselho que tens para dar a quem está agora a começar?O ciclista que mais admiro de todos é o Contador, foi por ele que comecei a ver ciclismo e sem dúvida é o meu ídolo, diria mesmo que é um modelo para mim, mais recentemente também comecei a admirar o Esteban Chaves pelo que fez e acho que também pode chegar ainda mais longe o colombiano. Para os iniciantes essencialmente é para não desistirem ao primeiro obstáculo ou falhanço que vão ter, eu próprio já os tive (como toda a gente) e sei que custa, a evolução vai ser longa e dura mas no fim gratificante, o ciclismo é duro e muitas vezes desistir pode parecer o caminho mais fácil mas para quem desiste fica sempre aquele pensamento de falhanço e fracasso.
Qual é para ti o ciclista português mais promissor?A nível dos Sub23 destaco três, o Rui Carvalho, Rúben Guerreiro e Joaquim Silva, acho que são os melhores naquele escalão e terão um futuro risonho, dos que correram comigo destaco outros três novamente, André Carvalho,
João Almeida e Jorge Magalhães, muita qualidade caso a evolução deles não estagne e acho que isso não vai acontecer.
O que achas do acompanhamento que é feito ao ciclismo nacional, especialmente ao ciclismo jovem, que é feito aqui no Fórum?Acho que o ciclismo jovem podia ter mais enfâse mas também é normal porque pouca gente acompanha mas acho que se este fosse mais explorado aqui pelo fórum era uma mais-valia, quanto ao resto apenas tenho de dar os parabéns ao fórum pela forma como divulgam e pelas excelentes iniciativas tomadas no que respeita ao ciclismo nacional e internacional.
O que achas dos membros do fórum PCM relativamente à prática de ciclismo?São todos muito preguiçosos (risos), temos poucos que praticam regularmente e um que está a começar (Tó), era capaz de esperar mais adesão visto se tratar de um fórum de ciclismo mas nem todos podemos ter os mesmos hobbies, ainda por cima sabendo que o ciclismo não é nada fácil e mais pessoal até já pode ter experimentado dar umas voltas mas depois de chegar a casa empenados já não querem ver mais a bicicleta à frente.
Estás a pensar participar em grandfondos em 2016?Este ano devo ir ao Douro portanto vejam se estão em forma, contudo não vou ao grandfondo mas sim ao mediofondo.
Achas que o admin aqui do tasco consegue escapar do último lugar no minifondo do Douro em 2016?Estou confiante numa boa prestação do admin, basta começares a ir treinar mais vezes para a Assunção que ficas como o aço.
Obrigado e é um prazer ter sido escolhido para esta entrevista, votos de um bom 2016 ao fórum!
“It never gets easier you just go faster”