Jbtour Escreveu:
O conceito de grande festival generalista está em declínio, neste momento simplesmente não é rentável, as grandes bandas preferem fazer tours de estádios e a solo.
O que vai sobreviver são festivais de nicho ou mais específicos (ver que este ano em Portugal os dois festivais com mais sucesso foram o Evillife e o Paredes de Coura, ambos também com cartazes muito fortes a meu ver dentro do seu público alvo).
Quanto aos públicos parece-me a mim natural que em eventos generalistas que apostem em cartazes mais abrangentes, vais apanhar um público também ele mais generalista menos interessado ou apaixonado por algum estilo de musica ou artista em particular. Vais acabar por ter pessoal que está interessado na "experiência" (aka tirar fotos para as redes ou ficar bêbado) e não particularmente no artista x ou y, não é bem de agora, eu espero sempre que um determinado artista que queira muito ver não calhe no NOS Alive porque senão já sei que se quiser ir lá vai ser uma experiência miserável.
Fora isso ainda tens que levar com o facto de que, se o teu artista de eleição for menos conhecido vais estar no meio de uma multidão que se está completamente a borrifar para ele. Quando vi Ben Howard no Alive nem me conseguia aproximar do palco porque essa noite ia acabar com Arctic Monkeys e a zona junto ao palco estava repleta de malta a guardar lugar mas que não passava qualquer bilhete ao Ben Howard. A diferença entre ver um artista menos conhecido num festival ou num concerto a solo é gritante. Passas de público completamente desinteressado para público de nicho.