Pirlo Ventuno Escreveu:
Concordo que PL's que marquem muitos golos é bom. O que não entendo é de que forma isso foi um impedimento nos anos anteriores. Também dás o Firmino como um outlier histórico ignorando as 3 PLs que o Guardiola ganha sem um PL goleador a jogar a alto nível, alguns deles sem um PL sequer, ou o título do Conte no Chelsea, ou que o campeão em título não tenha tido um jogador nesse perfil no ano passado. Acho ambicioso dizer que é preciso ser uma equipa especial para ganhar sem um PL top orientado para golos. Ou isso ou a tua definição de equipa especial é muito abrangente e eu poderia dizer, indo por aí, que alguém que faz o que o Arsenal fez há dois anos é uma equipa especial mesmo sem ter levado o caneco. Mais uma vez, se o Son marca isolado na cara do redes no penúltimo jogo, o Arsenal era campeão sem ter feito nada de diferente e aí a narrativa do Arsenal não ganhar sem um goleador era mais difícil de vender.
Vou-te pedir para ires rever a generalidade dos jogos em que perdemos pontos nas últimas épocas e o nosso registo contra as outras equipas de topo na europa nos últimos 3 anos com o Havertz a 9. Sim, faltava um PL de formas gerais na equipa por uma questão de rotatividade, o Gyokeres é isso e já foi preciso porque os outros dois estão lesionados, mas a equipa funciona na mesma mesmo que ele esteja a jogar mal, e funcionará melhor com o Havertz se ele voltar bem, desde que, e isto sim falhou em vários momentos, se corrija a falta de criatividade no meio-campo ofensivo. No ano passado tínhamos apenas um médio criativo que historicamente sempre teve períodos muito bons e períodos paupérrimos. Veio de um ano paupérrimo em que não tínhamos alternativas acima dos 17 anos, e este ano já se lesionou 3 vezes(embora, diga-se, esteja a jogar muito bem antes de falecer), e por isso vivíamos e morríamos pela capacidade do extremo direito sacar coelhos da cartola. Esse também se lesionou. A diferença é que agora temos um criativo a 6 e o Eze como alternativa, por isso estou muito mais optimista. Embora já saiba, e isto não é para ti, que as mesmas pessoas que decidiram a partida que o Havertz era um meme vindo do Chelsea e o culpam apesar de ele ser bom, no final do ano vão dizer que o Gyokeres foi a diferença se formos campeões, mesmo que ele não faça nada.
Se no final do ano não ganharmos nada e não me poder refugiar nos tópicos em cima, e se for por o Gyokeres jogar mal... serei um homenzinho e virei cá dar o braço a torcer. Se o Gyokeres precisar de marcar 30 golos para vencermos algo igualmente. Mas não achava antes do ano que era por aí que tínhamos de mudar, e continuo a achar que o Eze, Zubimendi e profundidade no geral é o motivo pelo qual estamos, teoricamente, mais fortes. E safoda, vamos ser campeões.
Não me convence o Harvetz como jogador titular e ainda menos a ser o tal 9. Acho que o trabalho tem sido excelente mas falta ali o 9. E as equipas até aqui não foram capazes de suprir isso como foi o city, barca, Espanha wtv. Acho que essas equipas foram muito a exceção à regra. Da mesma forma que digo que se houver um Saviola/Cardozo ou um Jonas/Mitroglou é meio caminho andado para ganhar cá.
Acho mesmo que é aquele plus que o Arsenal precisa e já precisa desde que o Arteta chegou, e até vou mais além e digo que é o que falta ao Arsenal para ser uma das 3 melhores equipas do mundo. Espero ainda assim que dê para voltar a ser campeão.
Já agora que estamos a falar de um 9 sueco, aproveito para falar de 2. Não quiseram ter pre época e agora estão ambos a colher os seus frutos.
Btw, também queria dizer que o Harry Kane é o melhor jogador do mundo. O Guardiola ainda deve chorar ter perdido o jogador e ter ficado apenas com o Haaland tal como o Real ter achado que era velho… ambas as histórias teriam sido ainda maiores do que cada clube conseguiu (e ambos ganharam tudo)