Informação PCM-Portugal

A Liga Virtual PCM-Portugal 2026 está a chegar! Podes aceder a toda a informação sobre mais uma edição nesta secção do nosso fórum!

Data/Hora: 19 Abr 2026, 09:05

Os Horários são TMG [ DST ]

Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 497 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 34  Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Entrevistas
MensagemEnviado: 18 Set 2009, 16:35 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 28 Out 2008, 21:59
Este tópico servirá para publicar as várias entrevistas que irei fazer aos mais variadíssimos membros. Não têm uma data fixa para serem publicadas, como podem ter um intervalo de um dia ou de um mês entre elas, não terei em conta nenhum factor em especial para escolher a pessoa a ser entrevistada pelo que pode calhar praticamente a qualquer um, apenas terei em conta se são ou não membros activos. Espero que gostem da iniciativa e quem sabe, se o próximo não és tu mesmo.
E aproveito desde já e agradeço a todos pela disponibilidade.

MarcoAZB - 18/08/2010
Nome: Marco Amador
Porquê esse nick?: Marco é o meu nome, e AZB o acrónimo da minha terra.
Alcunha: Não tenho, excepto o nome de praxe, que é Volume.
Zona onde vives: Azambuja
Signo: Sagitário
Clube: Benfica / Manchester United
Curso que frequentas ou queres frequentar: Engenharia Informática e Computação
Secção do fórum favorita: Secções de PCM
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Jolly, Gabriel, Osmo, Pereiro, ruiR
Filme preferido: Saga Ocean’s
Género de música preferido: Alternativa/Indie/Rock
Banda favorita: Muse/Coldplay
Tempo que passas no Fórum (por dia): 80% do meu tempo livre do dia-a-dia.
Fumas?: Não, nem nunca o farei, por achar repugnante e um dos piores atentados que um ser humano pode fazer contra si próprio.
Cor favorita: Azul
Comida de eleição: Cozinha italiana.
Hobbie(s): Jogar computador, navegar na net, jogar PS3, praticar desporto, ver desporto, sair com namorada e amigos, ler, ver filmes e séries.
Maior Sonho: Ser financeiramente despreocupado, fazendo o que gosto. O resto vem por acréscimo, como o de proporcionar melhores oportunidades aos meus filhos, ter um bom carro, poder viajar regularmente, etc.

1. Fala-nos um pouco de ti e diz-nos o que fazes no teu dia-a-dia.
Começas pela mais difícil. Bem, eu sou um gajo que sempre fiz expressar a minha opinião custasse o que custasse, e tenho sido algo bem sucedido com isso. Já fui bastante tímido, mas nestes últimos anos tenho melhorado bastante esse aspecto, e relativamente às pessoas da minha terra com a mesma idade que eu, julgo estar num nível acima de maturidade. Recentemente, passei por um período bastante complicado a nível pessoal, algo que parece começar agora a resolver-se, e espero estar melhor do que nunca em breve. Sendo habituado a ser um dos mais inteligentes da turma na escola, e considerando-me um ser com uma cultura geral algo vasta, tornei-me também algo elitista e bastante crítico relativo à mentalidade típica portuguesa, à falta de autonomia de muita gente, e à falta de objectivos dessa mesma gente. Encontrei na faculdade muita gente parecida comigo em termos de “funcionamento” e perspectiva perante a vida, algo que aprecio, e considero-me constantemente em aprendizagem.
Relativamente ao que faço, passo grande parte do dia no computador, não consigo de maneira nenhuma viver sem net e entro em parafuso só de pensar nisso. Tenho sempre o tab do fórum aberto, e o resto divide-se entre jogos de browser, outros jogos, pesquisas na net sobre software, hardware, curiosidades, jogos, desporto, etc. Sou também um assíduo seguidor de séries e um cinéfilo algo exigente. Qualquer problema que me ocorra com o computador ou outro dispositivo electrónico, a primeira coisa que faço é pesquisar na net, ou mesmo relativo a outras dúvidas, e tenho a certeza que as dúvidas de muita gente seriam resolvidas se se dessem ao trabalho de procurar. Quando não estou no computador, ou mantenho-me por casa a ver filmes, a ouvir música, ou a ver algo na TVCabo, sobretudo desporto, ou então saio com a namorada ou com os amigos, isto ao fim-de-semana ou durante as férias. Durante a faculdade, vou às compras, tenho de lavar a loiça e outras cenas, cozinhar, ir às compras, e só saio algumas vezes. Quero ver se consigo gerir melhor o meu tempo no próximo ano de modo a estar mais tempo no fórum e também tirar a carta sem prejudicar os estudos.

2. Como vieste parar ao fórum? O que te levou a registar?
Durante as férias da Páscoa de 2007, um colega disponibilizou-me a conta dele para o Btuga e tive o meu primeiro contacto com a pirataria e com o software de um modo que nunca tinha experienciado. Comecei a usar a net para outros fins e, como fã do PCM, sabia mais ou menos quando ele saía e em Abril comecei a visitar o então recente PCM.daily, que me cativou logo, mas só em Junho ou Julho me registei lá. Entretanto, o PCM07 sai, e também no Btuga, e começo a ajudar o pessoal que lá estava com os problemas do jogo e da versão pirata, sendo que ainda hoje há gente que se lembra de mim por os ter ajudado e recorre a mim de vez em quando com dúvidas de informática. Só usei essa versão pirata durante 2 dias, e depois lá me compraram o original, e ainda joguei algumas partidas por Hamachi com o pessoal de lá. Em Agosto, o Btuga fecha, e lá se vão as minhas principais fontes. Passei a virar-me para os sites internacionais, muito graças a ajudas dadas por pessoal que eu tinha ajudado com o PCM, e então decidi registar-me nas comunidades portuguesas. O Cym-Portugal nunca me cativou por estar pouco actualizado, bem como o PCM-Portugal estava na altura, no entanto, tinha um ambiente bem mais amigável, e na secção de apoio técnico havia questões levantadas às quais eu sabia responder. E foi por isso que me registei, e passado pouco tempo, comecei a colocar os conteúdos dos mais diversos fóruns internacionais de PCM.

3. Achas o trabalho dos moderadores exemplares? Queres destacar algum(s)?
Acho que pode sempre ser feito melhor e sou sempre bastante crítico aquando da escolha de novos moderadores, mas acho que alguns me têm surpreendido bastante pela positiva em relação ao que eram quando entraram para o fórum, caso do Gabriel, por exemplo. Acho também que muito do crescimento do fórum não seria possível sem o trabalho e criatividade deles, mas por vezes acho que se deveria dar mais destaque à parte que realmente dá nome ao fórum, o PCM. Gostava também de destacar o p3druh, um dos moderadores que tenho em melhor conta por vários motivos, e o Tó e o Alaska (este último já não é moderador mas que passe a referência), duas pessoas que já tive o prazer de conhecer pessoalmente e de ficar horas à conversa com eles, e que são a meu ver pedras basilares da estrutura do fórum. O Alaska, sendo uma pessoa que concluiu o meu curso e alguém que me recomendou a FEUP, é de certa forma um modelo para mim, mesmo em termos de atitude, enquanto o Tó, estando em Medicina, deve fazer um esforço tremendo para passar o tempo que passa no fórum, esforço esse que admiro bastante.

4. Achas que conseguirias “viver” sem o Fórum?
Eu nem consigo estar na net sem o tab do fórum aberto, quanto mais… :P Espero que as circunstâncias da vida pessoal nunca me levem a abandonar o fórum.

5. Um dia (vá, vários dias :P) vieste ao fórum e elogiaste bastante os Muse, passado uns meses 80% dos membros mais activos do fórum têm os Muse como uma banda de referência, o que pensas sobre isso?
Acho mal. É sinal que os Muse se tornaram demasiado comerciais e estou longe de gostar disso. Muitos deles, acredito que não sejam verdadeiros fãs de Muse, mas sim o fã genérico, e que não sabe bem a mensagem contida na música deles. Acho ainda mais vergonhoso que tenha ido gente ao Pavilhão Atlântico para sair depois da Supermassive Black Hole, por causa do Crepúsculo, e possivelmente muito verdadeiro fã não tenha tido oportunidade de ter um bilhete. Relativamente à influência sobre os outros, acho normal. Na minha turma, fui o primeiro a ouvir Muse e ninguém me ligava nenhuma até ao primeiro concerto deles no Rock in Rio. A partir daí, os meus 3 melhores amigos passaram a ouvir sistematicamente Muse, bem como a minha namorada, a irmã dela, e mais umas quantas pessoas da turma, e ainda hoje ouvem bastante ou têm toques deles no telemóvel. Tudo graças a mim.

6. Sabes que és visto como uma espécie de ídolo por muitos membros do fórum e como alguém a seguir e a ter sempre em conta, como te sentes em relação a tal?
Obviamente que gosto que reconheçam o meu trabalho, mas acho que nos últimos meses tenho sido um pouco desvalorizado muito por causa de algumas respostas minhas mais a quente derivadas de situações que já não admito. No entanto, gostaria que houvesse mais gente disponível para seguir as minhas pisadas, e quando procuro um moderador, procuro que seja uma pessoa que tenha bastantes qualidades que eu possuo.

7. Além deste fórum tens mais algum(s) projecto(s)?
Actualmente não. Nos meus primeiros tempos do fórum tive também um blog sobre música, do qual me cansei após uns meses (a minha namorada tem aquilo nos marcadores do Mozilla, e eu já nem o url de cor sei :P ), e além disso tenho 2 sites feitos por mim para projectos de escola e nada mais.

8. Como te dás com o trabalho em equipa?
Depende da equipa. Na escola e até em alguns trabalhos de grupo na faculdade, constatei que a equipa não tinha pernas para andar, e assim sendo, carreguei todo o trabalho sobre os meus ombros, porque prefiro fazê-lo à minha maneira e saber que tenho boa nota ou que fica bem feito do que ficar dependente dos outros. Se for uma equipa que esteja ao meu nível, acho que me insiro bastante bem e não preciso de ser o líder, mas gosto de ter margem de manobra quando é necessário fazer algo e não há tempo para esperar por uma tomada de decisão de todos.

9. Descreve algumas situações que te tenham irritado aqui no fórum.
Ver o meu trabalho ou o dos restantes moderadores desvalorizado, copiado, ou posto em causa. Ver sugestões para o fórum completamente desajustadas à realidade do mesmo. Ver cada vez mais spammers e incumpridores das regras. Ver que por vezes não há gente nova interessada em postar os conteúdos de PCM da comunidade internacional por aqui.

10. O fórum está em crescimento de dia para dia sendo cada vez mais uma referência internacional de PCM, o que pensas sobre isso?
Modéstia à parte, considero-me um dos principais responsáveis por isso, dado que quando entrei o fórum tinha cerca de 100 utilizadores e pouco ou nenhum conteúdo, um ano depois já tínhamos 400 utilizadores e conteúdo mais que actualizado, e actualmente já vamos para os 4500. No entanto, acho que bem mais importante que o meu trabalho foi a junção (ou absorção da nossa parte) da outra comunidade portuguesa, que levou a uma maior união e a reunirmos a capacidade da comunidade portuguesa num só sítio. Isso não seria possível sem a saída da outra comunidade e da nossa de certas pessoas com rivalidades já antigas e sem os esforços tanto da parte do nosso staff na altura como de alguns outros membros dessa tal comunidade, como o Jan, o p3druh, Damiano_Cunego, Robbie, entre outros. Como diz o lema da FEUP, “Virtus Unita Fortius Agit”, ou seja, “a união faz a força”, e foi essa força que contribuiu para este crescimento exponencial neste último ano e pouco. Isso, e o facto de termos vários membros activos também presentes em fóruns internacionais, e eu gostaria que ainda fossem mais os que fizessem isso, e deixo desde já esse apelo. Sejam mais activos, façam o fórum crescer ainda mais, e contribuam com conteúdos, iniciativas, e participação com qualidade.

11. Tens algum ciclista preferido? Quem? Porquê?
Lance Armstrong, porque foi quem me despertou para o ciclismo internacional com as suas performances inesquecíveis. A nível nacional, Gamito, porque recordo-me de pequenino e a torcer por ele a subir a Torre com a camisola da Tróiamarisco. Actualmente, Nibali, pela simpatia que ganhei por ele por o ter na LV, por estar numa equipa que me diz muito, por ser um jovem prometedor há já alguns anos e por se estar a converter num bom tecnicista, porque eu também gostava bastante do Savoldelli.

12. Gostarias de acrescentar mais alguma coisa?
Sim. Sendo um pouco saudosista em relação aos bons momentos, gostaria de fazer lembrar a antiga LPA, e mandar um bem-haja a todos os membros que não andam pelo fórum, ou pelo menos, não tão regularmente, como o Destroyer, o Loiro, o Emiliano, o Mean, o Bertazzo, o onil, que ainda anda por aí, e outros.

Untal - 20/08/2010
Nome: Nelson Oliveira
Porquê esse nick?: Foi algo que me apareceu na cabeça e não me lembrei de nada melhor.
Alcunha: Chamavam-me castor, devido aos meus dentes da frente. Há uns tempos, uma amiga minha lembrou-se de me chamar pipoca e a moda pegou.
Zona onde vives: Gondomar.
Signo: Balança.
Clube: Futebol Clube do Porto.
Curso que frequentas ou queres frequentar: Frequentarei, muito provavelmente, o curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na FEUP, apesar de ter um gostinho pela Medicina.
Secção do fórum favorita: Ciclismo e a de PCM.
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: tozequio, Alaska, MarcoAZB, p3druh, Jolly, Taki, Pereiro, Pangare, Mike, Angelo, Parra. E sou bem capaz de me ter esquecido de alguém.
Filme preferido: Gran Torino.
Género de música preferido: Não tenho.
Banda favorita: Coldplay.
Tempo que passas no Fórum (por dia): Muito. Não dá para quantificar, mas passo uma grande parte do dia no fórum, se estiver em casa.
Fumas?: Não. Acho absurdo pagar para uma coisa que traz apenas malefícios.
Cor favorita: Verde.
Comida de eleição: A portuguesa, talvez porque não conheço muitas mais.
Hobbie(s): Não tenho nenhum hobby que seja diferente dos mais conhecidos. Gosto de estar com os amigos, de ver um bom filme, de navegar na Internet e de desporto, praticando-o ou apenas vendo-o.
Maior Sonho: Queria ter uma vida calma, sem grandes percalços. Mas sempre quis tirar um ano para conhecer boa parte do Mundo.

1. Fala-nos um pouco de ti e diz-nos o que fazes no teu dia-a-dia.
Sou calmo, equilibrado, tímido e reservado. Tenho alguma dificuldade em socializar com pessoas que mal conheço, mas sou muito mais aberto com quem tenho um pingo de confiança. Não gosto que as outras pessoas saibam como sou e como estou. Tento analisar todas as situações pelos dois lados da questão e isso já me custou caro. Não gosto de grande agitação na minha vida, porque não vai de encontro à minha maneira de ser. Agora reparei que expliquei as coisas de trás para a frente, a ver pelo que tinha escrito no início. :P

2. Como vieste parar ao fórum? O que te levou a registar?
Comprei o CyM2 por 10 euros, o CyM3 por 10 euros, o CyM4 por 10 euros e o PCM2006 por 10 euros. Quando saiu o PCM2007, lá me decidi a comprá-lo imediatamente e decidi-me a encontrar melhorias para o jogo na net. Descobri o PCM.Daily, o CyM Portugal e o PCM-Portugal. O Daily tinha um design muito mais apelativo e registei-me lá para comentar umas imagens. Mais tarde, registei-me aqui. Por um grande período, apenas lia, mas depois perdi a inibição e comecei a participar no Daily e, mais tarde, aqui.

3. És dado por muitos como um membro exemplar, já alguma vez pensaste em ser algo mais do que um simples membro?
Não me considero um membro exemplar. Gosto do fórum, gosto de o ler, de participar. E ser mais do que um simples membro, não me faria olhar para o fórum de outra maneira.

4. Qual foi a primeira impressão ou pelo menos aquela que te ficou mais patente na primeira vez que visitaste o fórum?
Eu não percebia muito de fóruns na altura, no início só o visitava para ver conteúdos de PCM. Pareceu-me bem estruturado, penso ter sido essa a minha primeira impressão.

5. Sabemos que és muito dado ao Poker e pelo que tenho ouvido és um óptimo jogador, já alguma vez pensaste em largar tudo e dedicar-se afincadamente e exclusivamente a esse desporto?
Nunca largaria tudo pelo Poker, nem por nenhum desporto, nem por nada semelhante. Já apanhei muitas “bad beats” na vida, mas nunca pus a hipótese de largar tudo por algo. Digo isto, apesar de adorar jogar Poker e de ter passado muitas horas a fazê-lo. Mas não me vejo a deixar tudo o que estudei para trás, só para jogar algo baseado em probabilidades e que nem sempre é justo.

6. Acabaste agora o 12º e se tudo correr bem irás para a universidade, sentes-te preparado para enfrentar um novo desafio da tua vida?
Penso que sim. Aprendi com erros passados e espero entrar bem na universidade. Como espero ficar colocado perto de casa, a minha vida não vai dar uma volta grande e, além disso, conheço algumas pessoas na universidade onde, presumivelmente, vou entrar, o que tornará as coisas muito mais fáceis.

7. Quais são os teus planos de futuro a nível profissional, e se achas que estás no bom caminho para os atingir em plenitude?
Completar o curso tranquilamente é o meu principal plano. Como ainda não tenho uma grande impressão de como vai ser, não me encontro no bom caminho, porque, na verdade, ainda nem o comecei. No entanto, sinto-me preparado para enfrentar o desafio e irá tudo correr da melhor maneira, certamente.

8 .Quais os teus objectivos de vida?
Tenho como principal objectivo de vida cumprir os sonhos da mesma, que já referi anteriormente. Mas espero encontrar um emprego que me proporcione excelentes condições, até porque gostaria de ter dinheiro para ter uma muito boa qualidade de vida. Não me vejo a ser rico, mas gostava de viver “bem”. Gostaria de me divertir bastante e morrer de velhice, desde que esta seja bem passada. Para finalizar, também gostaria de ser bombeiro, pelo menos durante alguns verões, mas isto é bem mais fácil de atingir e espero fazê-lo já num dos próximos dois anos.

9. Já alguma vez presenciaste uma discussão no fórum que te tenha feito repensar e até mesmo mudar a tua opinião acerca de um determinado assunto?
Quando me apresentam factos ou bons argumentos contra aquilo que eu defendo, vejo-me obrigado a mudar de opinião, claro. Se a pergunta se referir a outro tipo de discussões, já repensei algumas coisas e penso que podia ter agido de maneira diferente, em algumas situações.

10. Há algum membro pelo qual tenhas uma especial admiração?
O Alaska, pela sua sabedoria; o tozequio, pela gestão de tempo e pela dedicação ao fórum (o mesmo se aplica ao Marco); e o Pangare, por razões sobre as quais não me vou alongar.

11. Se pudesses, o que mudarias no fórum?
Em termos de estrutura, não tenho qualquer ideia para o melhorar. O fórum serve para discutir e alguns users não o fazem da melhor forma, na minha opinião. No entanto, não posso fazer nada sobre isso, logo não mudaria nada.

12. Tens algum ciclista preferido?
No activo, o Tony Martin. Gamito, Savoldelli, Azevedo, Chava e Armstrong eram muito apreciados por mim há alguns anos atrás.

13. Gostarias de acrescentar mais alguma coisa?
Fica aqui uma palavra de apreço aos administradores e aos moderadores. Afinal, é, principalmente, por causa deles que eu gosto de estar aqui.

Pangare - 22/08/2010
Nome: Vítor Teixeira
Porquê esse nick?: Meh, na altura do Btuga, quando tinha uns 12 anos não sabia que nick usar e a minha mãe recomendou-me Pangare. :mrgreen: True Story
Alcunha: Cigano porque ando sempre a fazer negócios obscuros :P
Zona onde vives: Porto - Antas
Signo: Leão
Clube: Benfica
Curso que frequentas ou queres frequentar: Economia ou Gestão, ainda estou na dúvida sobre qual destas opções escolher.
Secção do fórum favorita: Gosto bastante da secção de off topic embora não dispense uma boa discussão nas secções de ciclismo ou de ler as histórias na secção de PCM.
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Quase todos mas destaco o Alaska,Tozequio,Marco,Untal,Tiagorm,Mike,Taki,Kops,Jolly,Gaby,Gheto e o Zé Duarte só para ouvir a pronúncia dele :mrgreen:
Filme preferido: Não tenho um filme favorito mas houve bastantes que me marcaram como o Braveheart e o Estranho Caso de Benjamin Button. Recentemente, adorei a Origem e o Avatar.
Género de música preferido: Grunge
Banda favorita: Muse/Foo Fighters/Nirvana
Tempo que passas no Fórum (por dia): Passo bastante tempo por dia no fórum. Aliás, quando estou no PC tento sempre dar lá uma espreitadela.
Fumas?: Não e recrimino quem o faz.
Cor favorita: Vermelho
Comida de eleição: Um bom cabrito assado e sou um homem feliz.
Hobbie(s): Andar de bicicleta, navegar na net, estar com os amigos, passear.
Maior Sonho: Gostava de viajar e conhecer o mundo, sendo financeiramente independente para o decidir fazer quando me apetecesse.

1. Encontras-te neste momento de férias, e em relação ao ciclismo, também fizeste uma pausa ou continuas a treinar?
Actualmente parei de treinar até para decidir o meu futuro visto que tenho tido alguns problemas pessoais ultimamente e juntamente com a série de azares que me afectou esta época decidi que tenho de reflectir ou pelo menos tirar uma pausa até voltar a ter a motivação que me movia, por exemplo, no ano passado.

2. Porque é que decidiste tornar-te ciclista e dedicar grande parte da tua vida a esse desporto?
Porque adoro o desporto e gosto de levar o corpo ao limite. E para fazer isso, o ciclismo é o melhor desporto já que se sofre imenso.

3. Pelo que nos tens contado és um ciclista muito azarado, tens muitas quedas, estás sistematicamente a furar, etc… como te sentes em relação a isso, já alguma vez te passou pela cabeça desistir?
Sim. Aliás, é o que me tem vindo á cabeça desde a Volta a Portugal deste ano para a qual treinei duríssimo para estragar por completo a classificação num furo à primeira etapa. E o que me mais me transtorna é que quando não tenho azares, como na época de 2008, os resultados aparecem.

4. Qual foi a maior alegria que viveste até hoje como ciclista?
Já vivi bastantes felizmente. Uma delas foi quando no escalão de cadetes, no meu 1º ano no escalão, tivemos um título nacional através dum colega meu, título esse que foi conquistado com um enorme trabalho de toda equipa. Outra das minhas alegrias, pode-se dizer que foi um pouco amarga já que foi um 2º lugar mas na altura foi o meu primeiro grande resultado de relevo.

5. Qual é o teu maior sonho a nível ciclístico?
O meu maior sonho era tornar-me ciclista profissional e ter uma carreira de sucesso a nível internacional mas da forma como o ciclismo se encontra em Portugal a esperança é reduzida visto que há ciclistas que têm de correr de graça para terem equipa e não é isso que pretendo para mim.

6. Como encontraste esta saga de jogos de ciclismo?
Descobri-a numa revista quando tinha os meus 9/10 anos. Depois fui a correr á loja mais próxima para comprar o Cym3. Nunca me hei-de esquecer da minha primeira vitória, numa Amstel, com o Padrnos. :mrgreen: Jogava aquilo até altas horas da madrugada com o meu pai embora ele gostasse mais da Team Bianchi e eu da US-Postal. A partir daí comprei, todos os anos, o jogo e penso que tem sido dinheiro bem empregue, embora a Cyanide precise de uma revolução.

7. Que tipo de actividades gostas de realizar nos teus tempos livres (excluindo ciclismo e escola)?
Gosto de navegar na Internet, jogar Xbox360 e computador, estar com os amigos, sair à noite (mas nada de discotecas que é só barulho) e passear. Pena não ter dinheiro para me movimentar para fora da área metropolitana do Porto :p

8. Como explicas que meio-fórum se dê bem contigo e, no entanto, tens sempre muitas discussões?
Sinceramente já falei nisso com o Untal e com outros membros, como o Robbie, já que estou muitas vezes envolvido em discussões no fórum, com o Guilherme, com o Gheto, etc. Penso que seja porque gosto de defender as minhas ideias, por vezes de maneira exagerada. Tenho tentado melhorar isso, tanto no fórum como na minha vida pessoal onde isso acontece bastantes vezes. No entanto acho que apesar de não ser um membro exemplar, não dou muito trabalho ao "pessoal lá de cima". :P

9. Pelo que nos contas passas muitas horas a jogar poker, já alguma vez pensaste em fazer disso o teu ganha-pão?
Já, mas para isso teria de ter ganhos consistentes e estar plenamente consciente que não arruinaria a minha banca numa tarde. E esse é o meu principal problema. Entro facilmente em tilt por causa de uma bad beat e sou capaz de depois, a partir daí, perder todo o dinheiro que me custou muito tempo a ganhar. Portanto, Poker será apenas um hobbie e muito dificilmente o tomarei como profissão alguma vez na vida.

10. Quem é o teu modelo quer pelas suas qualidades como ciclista quer como pessoa, aquele corredor que vês correr e que um dia ambicionas ser?
Como corredores admiro imensos ciclistas. Gilbert, Armstrong, Schleck’s, Cavendish, Voigt, Cancellara.
Mas se tenho um ídolo, ele sempre foi o Armstrong embora não me importasse nada de “herdar “ a confiança do Cav, a bondade do Voigt ou a perseverança do Gilbert.

11. Gostarias de acrescentar mais alguma coisa?
Gostaria de agradecer pela oportunidade que me foi dada de me dar a conhecer mais um pouco ao fórum e de felicitar-te, Gheto/Angelo, pela excelente iniciativa que tomaste. ;)

Borkas - 24/08/2010
Nome: Ricardo Fernandes
Porquê esse nick?: Na altura pensei em Brokas, mas depois iria ficar com uma fama de ganzado, e então ficou Borkas
Alcunha: “O Temível”
Zona onde vives: Margem Sul - Corroios
Signo: Virgem
Clube: O melhor do Mundo (Sporting Clube de Portugal)
Curso que frequentas ou queres frequentar: Gestão (e já acabei... sou professor)
Secção do fórum favorita: Carreiras e Histórias
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: O gheto claro (mas este já conheço), o MarcoAZB e o tozequio... já agora se fosse possível o João86 para lhe partir a cara à estalada.
Filme preferido: Muito difícil esta, aquele do Batman, onde quem participa como Joker é aquele actor que bateu as botas, não me lembro do nome...
Género de música preferido: Pop, Música Comercial, Trance e Dance (esquisito han?)
Banda favorita: Hum tou fodid* com isto... não posso dizer os Dzrt porque iria parecer muito gay, e as Just Girls são boas mas cantam mal... portanto diria os Muse.
Tempo que passas no Fórum (por dia): Algum... talvez umas 5/6 horas diárias agora de férias, durante o período em que dou aulas talvez umas 2/3 horas.
Fumas?: Não, se fumasse com o que corro a jogar futsal já tinha morrido :P
Cor favorita: Verde
Comida de eleição: Outra complicada... um belo frango guisado com esparguete feito pela minha mãezinha :P
Hobbie(s): Futsal, cinema, saída com amigos enfim, um pouco de tudo...
Maior Sonho: Não fazer nada e receber o que recebo agora... agora a sério, tenho o sonho desde puto de ser ciclista profissional... infelizmente um acidente acabou com esse sonho...

1. Houve alguma razão em especial que te levou a inscrever no fórum?
Na altura houve um colega meu, que correu comigo enquanto cadete que me falou do jogo PCM, na altura o 2008 salvo erro. Eu comecei a jogar (porque nunca mais subi para cima de uma bicicleta), e comecei a gostar. Daí a começar a procurar fóruns sobre ciclismo foi muito rápido. E foi assim que comecei por me registar no fórum, e a pertencer a esta grande comunidade.

2. O teu maior sonho era a de ser ciclista profissional, mas um acidente infelizmente acabou com o teu grande sonho. Queres nos contar o que realmente aconteceu, e como conseguiste seguir em frente com a tua vida?
Sim, posso contar porque não foi nada de mais. Quando fazia um dos meus treinos pelos lados da Verdizela, e circulava perto do passeio, para evitar qualquer acidente, levei um toque de um condutor e caí, fracturando a clavícula. De referir que o condutor nem sequer me prestou auxílio, a minha sorte foi uma simpática senhora ir a passar naquela rua. Desde esse dia fiquei traumatizado, tendo inclusive ido a algumas consultas com um psicólogo, que me ajudou a lidar com a situação, mas desde esse dia nunca mais peguei numa bicicleta (como federado entenda-se). Continuo a fazer os meus passeios aos fins-de-semana, mas apenas em zonas sem carros, pois o trauma permanece. De referir que a minha bicicleta de corrida dessa altura, continua na garagem, impecável, porque à uns anos decidi que era altura de a restaurar. Fica para recordação....

3. És um seguidor assíduo das provas ciclísticas quer nacionais quer internacionais?
Deixei de seguir as provas nacionais, até à pouco tempo onde passei a acompanhar os jovens ciclistas de novo, devido ao meu primo ser corredor juvenil. Então senti-me na obrigação de melhor acompanhar o puto e orientá-lo da melhor maneira, visto que eu nunca consegui isso. Mas posso dizer que hoje em dia acompanho quase todas as provas quer Nacionais (escalões mais jovens), quer Internacionais (todo o tipo).

4. Conta-nos resumidamente o que fazes actualmente profissionalmente e o teu gosto por essa mesma profissão.
Bem, actualmente como já disse naquela zona das respostas rápidas, sou professor universitário. Terminei o curso no ano passado e recebi logo esse convite para leccionar Contabilidade Financeira e Analítica e aceitei de imediato. Digamos que me tornei professor logo a seguir de ser aluno. Posso dizer que neste momento adoro aquilo que faço e isso é o mais importante no nosso trabalho. Quem trabalha por gosto não cansa já dizia o outro. Neste momento estou bastante realizado profissionalmente.

5. Trabalhas por necessidade (pagar os estudos) ou porque queres, desde já ser uma pessoa independente?
Acho que ninguém trabalha sem ser por necessidade, senão ficava em casa... mas posso dizer-te que com o que recebo poderia ficar em casa 1 ou 2 anitos tranquilamente. Nesta altura trabalho por prazer, e claro com a necessidade de ter de pagar certas contas. Sou uma pessoa independente, e nesta altura estou prestes a enforcar-me (é já para o ano).

6. Sendo um homem empregado, como tens tempo para dedicar tanto tempo ao fórum, mantendo activas 2 histórias bastante interessantes?
A verdade é que nem eu sei... no ano passado, no meu primeiro ano como professor, tinha um horário muito pouco denso em termos de horas, portanto trabalhava poucas horas e tinha muito tempo para estar no fórum e fazer as brincadeiras nas minhas histórias. Durante este ano isso vai ser bastante mais complicado, pois passei a efectivo e não terei tanto tempo livre, mas penso que continuarei a fazer o mesmo que faço agora, apenas as coisas têm de ser planeadas com mais antecedência (não sou uma pessoa muito organizada).

7. Como é que te motivas para mantê-las sempre vivas?
É a tal coisa, quando se faz as coisas por gosto não nos cansamos, pelo menos até a uma altura em que estás cansado psicologicamente. Como disse, quem corre por gosto não cansa. Todos os dias venho ao fórum e posto a minha história, ou mais uma peripécia da mesma, com o objectivo de divertir o pessoal e entreter, acima de tudo entreter quem passa horas no fórum, e que gosta das minhas histórias. Mesmo se não houvesse ninguém a comentar ou a ler, continuaria com toda a certeza o meu projecto, pois sou teimoso demais para desistir.

8. O Mike parece ser o membro do fórum com que interages mais, que levou a essa estranha parceria?
Estranha parceria? Estarás a insinuar alguma coisa? Olha que sou uma pessoa quase casada... já o Mike tem gostos duvidosos... mas não vamos por aí. Bem, eu conheci o Mike através do fórum, ele era uma pessoa assídua que lia e comentava as minhas histórias e que sempre me incentivou desde o início. Depois começamos a falar no MSN, e foi “amor à primeira vista”, mas o meu verdadeiro amor, e com quem falo mais intimamente é o Jolly e ele sabe. Eu e o Mike temos normalmente as mesmas opiniões e os mesmos ideais numa história e no fórum em si... terá sido isso que levou a esta estranha parceria.

9. És moderador de uma zona algo problemática do fórum relativamente a spam e não só, conta-nos um pouco como te sentiste quando foste destacado para essa área e se achas que até agora tens cumprido com o que te foi pedido.
Senti-me um pouco surpreso com o convite, mas quando o MarcoAZB veio falar comigo eu aceitei de imediato, pois a Zona das Histórias necessitava de alguma moderação, e claro que os moderadores gerais não têm só aquela zona para moderar. Na altura o Jolly pediu-me para lhe fazer esse favor de aceitar o cargo e fazer o melhor possível. Até hoje, penso que reduzi bastante SPAM (não só na minha história, que nesta altura se não fosse reduzida teria umas 3000 páginas), mas também nas restantes. Tenho sido algo rígido com alguns membros, devido a faltas de respeito para com a autoridade, mas isso já é normal, é uma coisa que já estou habituado no meu dia-a-dia profissional. Penso que tenho cumprido com tudo o que me foi pedido até hoje.

10. Nessa mesma zona, já assististe a alguma situação que te tenha deixado verdadeiramente irritado?
Todos os dias, caro gheto... então agora nesta altura que os putos estão todos de férias (e graças a Deus que estão a acabar), aquilo tem sido um rodopio todos os dias. Está provado cientificamente (por mim), que o povo Português não sabe ler regras... aliás não quer ler regras. Regras para quê? E depois os Mods são mauzões e frustados porque as fazem cumprir. Mas respondendo à questão inicial, o que mais me irrita é quando me tentam enganar, como um user que me tentou enganar 3 vezes com criação de novas contas com IP’s diferentes, mas foi sempre apanhado... não vale a pena tentar enganar o Borkas...

11. Tens uma especial admiração por algum ciclista?
Sim, tenho uma especial admiração por alguns ciclistas, mas o meu ciclista de eleição, e que sempre será o ciclista de eleição, independentemente do que possa acontecer daqui para a frente, será sempre o Lance Armstrong, não só pelo que fez no ciclismo, como pelo exemplo que dá todos os dias como pessoa e como ser humano. É um ciclista excepcional que conseguiu lutar contra um cancro, criou uma associação de ajuda às vítimas do mesmo mal, e ainda voltou para correr. Isto diz tudo do carácter de um ciclista. Entretanto tenho admiração por alguns ciclistas na actualidade, como o Andy Schleck, que é um grande ciclista e outra excelente pessoa, e também pelo Sella que para além de ser um excelente ciclista é uma pessoa 5 estrelas, muito simpático e atento aos seus fãs.

12. Se não vivesses em Portugal, viverias onde?
Isso para mim nunca foi uma opção, viver fora de Portugal, porque tenho cá a família e futura esposa. Mas se não vivesse em Portugal... deixa cá ver... talvez em França ou em Inglaterra onde poderia exercer a minha profissão sem dificuldades.

Posso mesmo? Vais mesmo deixar? É que se é a zona que eu posso dizer muita coisa e depois não publicas fico chateado. Então é assim caros associados e simpatizantes do grande Sporting Clube de Portugal. Isto não é só aplaudir a equipa quando ela ganha, não é só festejar títulos quando eles acontecem... ser adepto do Sporting Clube de Portugal é aplaudir a equipa quando ela perde, quando ela é humilhada e até quando ela não joga nada. Ser adepto do Sporting Clube de Portugal é dizer mal do adversário, é assobiá-lo o jogo todo até ficarem sem cordas vocais. Para terminar, ser adepto do Sporting Clube de Portugal, é acreditar até ao fim, acreditar até ao último minuto, pois eu estive lá em Alkmaar quando o “Herói de Alkmaar” marcou aquele golo que nos deu a passagem à final da competição, golo esse que festejei em plena zona de adeptos do AZ Alkmaar e levei nos cornos dos polícias e ainda dos adeptos. E se valeu a pena? Claro que valeu. Para finalizar... 5ª Feira estarei na Dinamarca com mais uns quantos fiéis adeptos do Sporting Clube de Portugal para apoiar a equipa. Porquê perguntam vocês? Porque ser adepto do melhor clube do Mundo é assim, apoio incondicional até ao último apito, até ao último suspiro, até ao último pontapé na bola, e no final, o resultado não interessa, o que interessa é aplaudir o nosso clube, os nossos jogadores, que em temos foram chamados de “Heróis de Alkmaar”. Acabou... se não publicas integralmente esta parte eu sei onde moras, vou ter contigo...

Kazam - 26/08/2010
Nome: Tiago Oliveira
Porquê esse nick?: Não sei, foi a primeira coisa que me veio à cabeça
Alcunha: Titi/Homem-Bala
Zona onde vives: Carnaxide, Oeiras
Signo: Carneiro
Clube: Glorioso SLB
Curso que frequentas ou queres frequentar: Engenharia Informática
Secção do fórum favorita: Outros, Carreiras e Histórias e Provas internacionais
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente:Todos mas especialmente Mike, Alaska, John Sagan, Xela e Jbtour
Filme preferido: Saga do Senhor dos Anéis e A Origem
Género de música preferido: Ouço de tudo mas o preferido é Rock
Banda favorita: Red Hot
Tempo que passas no Fórum (por dia): Ultimamente tenho passado umas 7/8 horas
Fumas?: Não, nunca!
Comida de eleição: Comida chinesa: Pato com laranja
Hobbie(s): Judo, tocar viola, passar a vida no fórum, sair com amigos
Maior Sonho: Não tenho um sonho assim muito grande mas gostava de conseguir ir aos Jogos Olímpicos

1. Houve uma altura em que a tua presença no fórum era praticamente inexistente e no entanto agora és dos membros que mais participa, quer activamente em projectos (como em assinaturas, renders e shirts) quer auxiliando novos membros nas suas dúvidas. A que se deveu esse hiato que tiveste do fórum, se o facto de não te teres integrado na altura tanto como agora fez com que não fosses tão participativo ou se isto que estamos a presenciar é apenas "período de férias aka período de fórum"?
Nem uma nem outra. No início era bastante participativo, digo eu, e estava empolgado porque tinha começado a ver ciclismo e liguei-me bastante ao fórum por isso para ganhar algum conhecimento de ciclismo. Aqui aprendi muito, passei a perceber o que se passava à frente dos meus olhos e tornei-me fã do ciclismo. Mas depois começaram as aulas e eu sempre a seguir o fórum todos os dias até que com o judo os estudos e o fórum tudo junto e com um bocado de falta de gestão de tempo minha as minhas notas baixaram um bocado no 1º Período e tive de me afastar um bocado do fórum até que praticamente deixei de vir cá. E como não continuei a ver ciclismo como vi nas férias o meu interesse ficou um bocado estagnado. Depois, no meu dia de anos lembrei-me do fórum e do ciclismo de novo sabe-se lá porquê e voltei nesse mesmo dia ao fórum. Fui-me tornando de novo cada vez mais activo.
Nunca foi uma questão de falta de integração, nunca senti isso, acho que os utilizadores e mods e admins fazem um bom trabalho quanto aos novos membros.
Quanto ao período de férias é óbvio que estarei mais participante durante o tempo de férias mas este ano tentarei fazer uma melhor gestão de tempo para conseguir conciliar estudos, judo e fórum.
Já agora o que é um hiato? :D

2. O que queres fazer profissionalmente a seguir de acabares os estudos? E o que pensas sobre essa mesma profissão que vieres a desempenhar?
Eu sempre achei muita piada a computadores, e decidi desde cedo que queria ser engenheiro informático porque penso que é uma coisa que a cada dia que passa está mais implementada na nossa sociedade e que no futuro poderá ter bastante saída.
Acho que quem corre por gosto não cansa por isso quero seguir esta profissão.

3. Como bom criador de sig's e visto que tens jeito para gráficos, etc, já alguma vez pensas-te seguir uma carreira de grafismo ou algo parecido?
Nunca me passou pela cabeça tal coisa, não que até não gostasse mas não me vejo a trabalhar numa área de grafismo. Uma coisa são as signs que se vai fazendo quando nos apetece mas trabalhar em grafismo constantemente acho que não iria ser muito agradável. Digo eu.

4. Referiste no fórum que praticavas judo. Como surgiu o interesse por esta modalidade?
Quando era mais novo (3 anos de idade) era um puto super-passivo que me podiam fazer o que quisessem que era na boa. E os meus pais acharam por bem meter-me num desporto com um pouco de agressividade mas que ao mesmo tempo promovesse o respeito pelo adversário e acima de tudo por mim mesmo. Havia judo na minha escola e como eu já lhes tinha dito que era “fixe” eles acabaram por me inscrever. E a partir daí apanhei-lhe o jeito…

5. Quanto tempo despendes por semana, no judo?
Este ano que passou tinha 4 treinos por semana que era mais ou menos 5h30 por semana mas como este ano devo passar a treinar todos os dias de semana devem ficar umas 7h30.

6. Já alguma vez pensaste em fazer do judo a tua “profissão”?
Pensar pensar já pensei mas é muito complicado viver do judo. Primeiro porque há muito poucos clubes em Portugal que paguem para praticar judo (que eu saiba só o SCP e só ao João Pina mas como eu sou lampião :P) e como o país não investe em desportos como o judo é sempre muito difícil ser judoca profissional.

7. Admiras, em especial, algum membro do fórum?
Admiro o Alaska pela sua sapiência e pela maneira como argumenta durante as “discussões” aqui do fórum. Acho que é um membro a ser seguido como exemplo, pelo que dá ao fórum em si e aos seus participantes.

8. Ainda te lembras do motivo que te levou a inscrever no fórum?
Desde 2007 que seguia de forma assídua a Volta a Portugal mas não percebia muito o porquê das coisas. Porque não atacavam todos e porque andavam todos juntos. Até que me comecei a informar e em 2009 registei-me no fórum para começar a aprender sobre ciclismo. Só depois de entrar no fórum comecei a ver ciclismo internacional e a saber um pouco desta modalidade.

9. O período de férias já está a terminar, conta-nos um pouco o que fizeste durante estes 2 meses.
No início das férias fui a um acampamento no Vidual que provavelmente ninguém sabe onde é. Depois fui para umas colónias de Oeiras para me manter ocupado durante a primeira quinzena de Julho em que não tinha nada para fazer. Na segunda quinzena fui para o Algarve e depois na primeira quinzena de Agosto fui trabalhar como monitor de colónias de férias. Desde aí até agora tenho estado em casa, de vez em quando vou à praia com amigos ou saio com eles. E costumo ir à tarde andar uma hora de bicicleta.

10. Gostarias de acrescentar mais alguma coisa?
Sim, gostava de deixar uma palavra de apreço a todos os moderadores e membros que me ajudaram ao longo destes tempos no fórum principalmente no início da minha inscrição. Refiro-me principalmente ao Zé Duarte, Jbtour e ao Rambo que me ajudou a dar os primeiros passos a fazer signs :D. Acho que este é o melhor fórum em Portugal muito graças aos membros e moderadores/administradores que o constituem, porque, ao contrário do que muitos dizem, eles estão sempre prontos a ajudar, tal como a criticar mas apenas no sentido de aumentar a qualidade do fórum, nunca de insultar/ofender os “membros novos”. Também foram duros comigo ao início. Lembro-me que o primeiro post em que me responderam foi uma resposta toda torta do Jolly a dizer para eu procurar em vez de perguntar.
Por isso os membros novos que se deixem de fazer de vítimas porque ninguém está aqui para gozar ninguém e nem os moderadores nem os utilizadores ganham nada em “espantar” qualquer membro que se tenha inscrito recentemente. Pensem mais no fórum e menos em vocês. ;)

xanuh - 06/09/2010
Nome: João Oliveira
Porquê esse nick?: Por ser a minha alcunha, que vem dos tempos em que um tal espanhol chamado Xano (que craque!lol) veio jogar para o Benfica e os meus colegas lá entenderam que eu era parecido com ele a jogar. Na net uso xanuh porque xano é muito comum.
Alcunha: Escusado será dizer qual é xD
Zona onde vives: Natural da magnífica cidade de Leiriaa viver também em Lisboa durante as aulas.
Clube: União Desportiva de Leiria e Sport Lisboa e Benfica
Curso que frequentas ou queres frequentar: Deveria ter acabado este ano a licenciatura em Gestão de Informação, mas por motivos de força maior estou com 3 cadeiras em atraso. Época especial, here i go!
Secção do fórum favorita: Provas internacionais, Off-Topic e LV (infelizmente o ManGame está parado). Gosto também da secção de PCM nos tempos a seguir ao lançamento do jogo
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Tive o prazer (cof cof) de conhecer alguns membros, mas tenho na minha lista ainda o Peste, o Alaska, o Marco e o Tó.
Filme preferido: Resgate do Soldado Ryan, Shutter Island, Silêncio dos Inocentes…
Género de música preferido: Gosto de tudo um pouco dependendo dos momentos..
Banda preferida: Pink Floyd, Coldplay, Queen….
Tempo que passas no Fórum (por dia): Nas férias cerca de 4 ou 5 horas, fora disso 1 ou 2.
Fumas?: Não
Comida de eleição: Esta é difícil…Cabrito assado no forno, bacalhau com natas, feijoada, cozido á portuguesa, arroz de marisco, secretos de porco preto…..gosto de comer xD
Hobbie(s): Estudar…..jogar futebol, futsal e futebol praia xD navegar na net, sair com os amigos e namorada, cinema, poker….
Maior Sonho: Poder ter autonomia financeira suficiente nos próximos anos para poder viajar durante um ano pelo Mundo, tentar conhecer todos os países e culturas, voltar e festejar uma champions pelo Benfica na semana a seguir ao Leiria ter ganho a Uefa.

Mas sonho mesmo era entrar no estádio da Luz com o 9 nas costas e defrontar o AC Milan numa final!

1. Como vieste parar ao fórum?
Já escrevi algures por aí que vim aqui ter inicialmente para tirar dúvidas sobre o jogo no momento do seu lançamento. Era uma comunidade bastante pequena mas bem simpática, apesar de na altura estarmos 2 ou 3 horas sem qualquer post novo. Comecei a descobrir novas áreas do fórum, fui eleito membro do mês duas vezes seguidas e fiquei por aqui até hoje, assistindo e contribuindo para o grande aumento de utilização deste fórum!

2. Julgo que durante este ano que passou tenhas tido pela primeira vez contacto directo com membros do fórum num dos encontros combinados. Quais as impressões com que ficaste dos membros, quais correspondiam ao que tinhas imaginado e quais te surpreenderam (positiva ou negativamente)?
Ora penso que posso dividir os membros em 2 grupos: os medricas que se atravessaram á frente do metro para fugir dos pretos e os corajosos que ficaram para trás e enfrentaram a realidade da margem sul. No geral surpreenderam-me pela positiva. O mike sempre com algum tema de conversa, o osmo um pouco maior do que eu esperava, o dberkie com uma personalidade muito parecida com a minha (até a mesma camisola do Milan levámos), o xela com o seu apetite infinito, o joly a impor o físico, tudo gente boa! Espero repetir

3. Depois de já teres jogado futebol com alguns membros do fórum, é consensual que tens excelentes dotes futebolísticos. Desde pequeno que te diferencias em campo dos restantes jogadores?
Não pensava que tinha deixado essa impressão, até porque quando jogo assim entre pessoas que não conheço bem sou um pouco tímido e não fiz nada de especial em campo. Sim, desde pequeno que oiço alguns elogios até porque jogar á bola sempre foi a coisa que mais gostei de fazer e quando assim é, é natural que de vez em quando nos consigamos destacar dos outros.

4. Já alguma vez te sentiste tentado em seguir uma carreira como jogador de futebol?
Ui, nem têm conta! Desde que entrei nas camadas jovens do Leiria que penso nisso. Mas como era um excelente aluno, deixei o futebol para me dedicar aos estudos aos 14 anos, com medo de me perder no mundo do futebol como muitos outros exemplos que eu via. Desde que saí tenho vindo sempre a ser seduzido para voltar, sendo que esta semana recebi mesmo um convite para ir jogar para uma equipa da distrital de Leiria. Vou falar com o meu agente e depois comunico-vos o resultado das negociações.

5. És um adepto, penso que ferrenho do Leiria, pelo menos costumas ir ver todos os jogos ao Dr. Magalhães Pessoa. Como nasceu esse teu gosto pelo clube?
O meu pai jogou nos juniores do Leiria, eu joguei nas camadas jovens, vivo a 50 metros do estádio. Com isto tudo, só poderia ser ferrenho deste clube! Quando tinha 5/6 anos ia com o meu pai ver as 2ªs partes pois não se pagava quando entrávamos ao intervalo, e desde aí tenho vindo a gostar cada vez mais. Desde que fui para Lisboa sou ainda mais ferrenho pois sinto que estou em representação do clube ao divulgá-lo pelos meus amigos de lá e tentando mudar a imagem que as pessoas infelizmente têm, pois antes das ligações com o Porto e do Bartolomeu,o clube era da simpatia de todos, e hoje infelizmente há muitos portugueses que esperam que o Leiria desça todos os anos.

6. Mas pelo que sabemos também és lampião, vamos supor que estamos na última jornada do campeonato, o Leiria joga em casa contra o Benfica e tu estás no estádio. O Benfica está virtualmente em 2º no campeonato mas se ganhar o jogo será campeão, no entanto o Leiria, se perder, descerá de divisão. Se esta situação acontecesse na realidade, torcias por quem?
Leiria! O Benfica já tem muitos campeonatos, ficando em 2º pode ir á champions na mesma, e se não ganhar nesse ano, mais cedo ou mais tarde voltará a ganhar (ainda bem que não sou do Sporting xD). O Leiria ao descer de divisão corre o risco de não conseguir subir no ano seguinte, e quando isso acontece ás vezes os clubes passam anos e anos sem voltar á ribalta do futebol nacional. Felizmente não foi isso que aconteceu há dois anos!

7. Porquê tanta rivalidade com o Peste visto que estão sempre "pegados"? :P
Sinceramente não me lembro como começou. O peste chegou a ajudar-me no game center quando ele era o nº1 e eu seguia sempre os ciclistas dele nas provas, e quando eu entrei no fórum ele era moderador e sempre gostei da sua irreverência e respostas mais secas ou implicâncias com outros membros que tanto desagradam á maioria dos users. Depois começámos a falar mais no msn e assim, e essa rivalidade amigável surgiu, com diversas apostas e afins.

8. Encontras-te neste momento na universidade, conta-nos um pouco sobre o curso que estás a tirar, se estás realmente a gostar, se recomendas, etc
Pois, normalmente já não deveria estar na universidade, pelo menos não na licenciatura, mas é o que se arranja. O meu curso (gestão de informação) é ligado à gestão e manipulação de bases de dados de clientes (em bancos, seguradoras, hipermercados…), aos estudos de mercado e á gestão de risco. Estou a gostar bastante e recomendo a todos aqueles que gostem de gestão numa componente mais técnica e informática e que pretendam trabalhar em gestão de relações com os clientes, consultoria, estudos de mercado etc. Um dado importante: 100% de empregabilidade após 6 meses de terminarem o curso.

9. Alguns jovens pensam que a universidade é só farra, álcool e sexo. Acaba por ser um pouco a ideia que lhes é transmitida por vezes em certos filmes, é mesmo assim ou é uma ideia completamente errada da realidade?
A universidade é aquilo que vocês quiserem fazer dela. Se quiserem viver como nos filmes (tipo american pie) é muito fácil (perguntem ao stunt xD) basta arranjarem um grupo porreiro, saírem quase todas as noites e irem a todas as festas de erasmus (mesmo que sejam certinhos, vão pelo menos a uma festa de erasmus!) Também podem por outro lado passar o tempo em casa e na faculdade. Pessoalmente não abusei muito, saí as vezes que tinha de sair, apanhei as minhas bebedeiras, as minhas curtes (sexo de uma noite é que não, porque não condiz comigo) e diverti-me imenso, conseguindo também conciliar com algum estudo. Como vêm não foi o suficiente pois sobraram 3 cadeirinhas.

Peço aos Sportinguistas que não desesperem porque um dia a vossa vez irá chegar, pois acredito fielmente que sendo a maioria de vocês aqui ainda novos vão ter com certeza a oportunidade de antes de partirem deste mundo poderem ver o Sporting certamente voltar á gloria do 2º lugar na Liga! Se virem que isso se está a tornar difícil, podem terminar a vossa fusão ao FCP e formar assim o 2º grande em Portugal. PS: o trabalho do meu tio está ligado á exploração florestal do pinhal de Leiria, por isso se precisarem de pinheiros contactem-me. Óptima qualidade!
Obrigado pela oportunidade que me deram, espero que não tenham adormecido e por favor, admitam que o Benfica foi um justíssimo campeão! xD Viva o Leiria!

Tozequio - 09/09/2010
Nome: António Oliveira
Porquê esse nick?: Desde pequeno os meus familiares me chamavam Tó. Por brincadeira, de que sinceramente já não me recordo exactamente, 2 primos mais próximos adicionaram o “zéquio” ao Tó, isto há cerca de 10/12 anos. De realçar que não tenho qualquer José no nome, pelo que também não conseguirei explicar muito melhor a origem do sufixo. Como foi nessa altura que comecei a entrar no mundo da Internet, a escolha de endereço de e-mail e de nick no saudoso mIRC acabou por incidir exactamente no “tozequio” já que Tó é um nome muito comum. E começou a ficar de forma definitiva o nickname. A partir daí, sempre que era necessário registar-me em algum site ou fórum era esse o nome que escolhia, daí ter sido lógica a escolha do “tozequio” para administrador do PCM-Portugal.
Alcunha: Como já disse acima, Tó, mas apenas pelos familiares.
Zona onde vives: Nos Carvalhos, concelho de Vila Nova de Gaia, a cerca de 10 minutos da cidade.
Signo: Virgem (dispensam-se as piadas -.-)
Clube: Futebol Clube do Porto, com muito orgulho :)
Curso que frequentas ou queres frequentar: Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto
Secção do fórum favorita: Ciclismo e Liga Virtual
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Para além dos que já conheço, e que portanto aqui não vou referir: Untal, Oliuj, Peste, Xanuh, Jolly e Osmo
Filme preferido: Dividido entre Blade Runner e a Lista de Schindler, este último principalmente por o ter visto poucos dias após ter visitado Auschwitz.
Género de música preferido: Varia muito com o estado de espírito e a sua disposição. Mas sou essencialmente mais virado para o passado, em termos musicais…
Banda preferida: Queen, The Beatles, Eric Clapton, Genesis, Simon and Garfunkel, Eric Clapton, etc.
Tempo que passas no Fórum (por dia): Muito variável. Em dias de actualização da Liga Virtual preciso de pelo menos 4 ou 5 horas para conferir todos os resultados e contabilizar as pontuações. Em outros dias, quando não há algo de objectivo e específico a fazer vou passando de vez em quando os olhos pelo fórum, já que raramente não tenho uma tab aberta quando estou na net. Umas 2 horas em média talvez, sendo que em períodos de exame estou apenas o indispensável, talvez uma meia-hora.
Fumas?: Não, nem pretendo começar.
Cor favorita: Azul.
Comida de eleição: Não sou muito exigente. Um bom bacalhau é suficiente. Também sou um relativo apreciador da cozinha italiana.
Hobbie(s): Para começar este fórum, que acaba por ser o maior hobbie de todos. Depois o desporto, que apesar de não praticar regularmente (algo que tenho de rectificar num futuro próximo) acaba por ocupar um lugar muito importante na minha vida, já que sou um ávido consumidor de tudo o que esteja relacionado com ciclismo, fórmula 1 e, em menor quantidade ultimamente do que aquilo que pretendia, por falta de tempo, futebol. Adoro ler, apesar de não o fazer com a frequência desejada nos últimos tempos. E depois, o habitual, ver filmes, algumas séries (poucas!), ouvir música, viajar.
Maior Sonho: Sentir-me realizado a todos os níveis. Ser um profissional competente, até pela área delicada em que estou inserido, será indispensável para me sentir bem comigo próprio, e isso é algo que por vezes, ainda por alguma falta de experiência, nem sempre penso conseguir alcançar. Mas julgo que os anos de trabalho certamente ajudarão a minimizar alguma insegurança que tenho relativamente ao meu desempenho como médico, espero eu!

1. Como conheceste o jogo Cym/PCM?
Graças à nossa dupla de comentadores preferida (na altura o Olivier ainda não fazia parte do filme), em 2003. Na altura, julgo que durante uma etapa do Tour, eles referiram a existência de um jogo de ciclismo para PC. Assim que pude fui pesquisar e realmente confirmei a existência do “tal” jogo. Foi assim que se abriu um mundo novo para mim, que até aí desconhecia por completo.

2. Isto é um assunto tabu no fórum, mas todos têm conhecimento dos problemas que ouve anteriormente entre vários membros no já extinto CYM que, curiosamente, acabou por originar este fórum, queres partilhar connosco o que realmente aconteceu e o que pensas sobre isso.
Julgo que já terá passado tempo suficiente para que esse assunto não necessite de ser tratado de forma delicada. Aliás, muitas das pessoas envolvidas na questão já “desapareceram” de cena, portanto desde logo não haveria grande problema. As questões surgiram no Outono de 2005, quando a PPDB pediu autorização à comunidade CYM-Portugal, na altura liderada pelo Cladestino, para utilização de umas camisolas efectuadas por membros da comunidade. O Cladestino recusou alegando que uns tempos atrás o CYM-Portugal tinha pedido para utilizar elementos gráficos de um pack da PPDB, e eles teriam recusado (algo que eu sinceramente não sei confirmar se é ou não verdade). Isto deixou insatisfeitos alguns membros da comunidade na altura, entre os quais o Morganho, Sylvester, Roubaix e eu, que éramos membros activos na PPDB, o Acevedo (que era na altura muito activo no CYM-Spain), e vários outros de que agora não me recordo, já que considerávamos que a não partilha dos trabalhos para as comunidades internacionais poria em causa a divulgação e o crescimento da Comunidade Portuguesa, que na altura não era muito significativa. Com isso, e ao pormos em causa as decisões da administração da comunidade, fomos sumariamente banidos, numa atitude simplesmente lamentável, de alguém que não conseguia tolerar opiniões contrárias à sua. No entanto há males que vêm por bem já que, se isso não tivesse acontecido, esta comunidade não teria surgido.

3. É sabido que tens um percurso académico muito longo, exigente e profundamente trabalhoso à tua frente, como é o curso de medicina, e no entanto só tu sabes o trabalho que te dá manter e organizar este fórum em cooperação com o Marco e, noutra escala, com a moderação. Que tipo de motivação pessoal encontras dia-a-dia para continuar a vir ao fórum e a dar-te a tanto trabalho quando tens uma vida profissional tão preenchida e promissora, sem com isto querer dizer que não tens razões para aqui vir (depois ou ao longo de um dia de trabalho) para além da obrigação de gerir um fórum?
A motivação encontra-se facilmente no orgulho que tenho por ver onde esta comunidade se encontra hoje em dia, tanto a nível de qualidade como de qualidade (embora haja algumas excepções pontuais) dos conteúdos que são colocados aqui. E quando falo em conteúdo não me restrinjo só à génese do fórum, que é naturalmente o jogo Pro Cycling Manager, mas também a todas as restantes áreas, principalmente ciclismo, desporto e outros. É muito interessante analisar o que são alguns dos nossos jovens membros hoje em dia, e o que estes eram há 2 ou 3 anos atrás. As diferenças são abismais. Inevitavelmente com o crescimento o desenvolvimento intelectual vai-se efectuando de forma natural, mas gosto de acreditar que este fórum acaba por potenciar esse processo, ao estimular a própria capacidade de leitura, pensamento crítico e de argumentação, seja num tópico sobre o Tour de France, numa discussão sobre os casos da última jornada futebolística ou num tópico sobre política. Noutro âmbito, este fórum é muitas vezes é até a minha forma de me actualizar no que respeita às novidades de ciclismo e de desporto, já que a faculdade por vezes não me permite andar a perder muito tempo navegando por sites especializados.

4. Como é que te consegues organizar com os estudos (aka a 'vida' de interno), fórum e vida social ?
É complicado, mas quem corre por gosto não cansa. Em momentos mais delicados trato apenas daquele trabalho de bastidor, mais invisível para os membros, de modo a que isto continue a correr sobre rodas. Quando mais tempo dedico-me a outras áreas, nomeadamente a Liga Virtual, algumas iniciativas que promovam o debate e a discussão sobre ciclismo (por exemplo aquelas tópicos com votações para os melhores ciclistas na actualidade) ou simplesmente a dar a minha colherada nos mais variados temas. Vou adaptando o tempo que tenho para o fórum conforme as necessidades a nível de faculdade ou de vida social.

5. Tens alguns objectivos concretos para o fórum?
Concretos não propriamente. Apenas desejo que se mantenha o nível e a qualidade que penso ter sido apanágio nos últimos tempos. Espero que mantenhamos o crescimento sólido e sustentado que se tem verificado mais recentemente e que, para além de sermos a referência actual para qualquer adepto de PCM que fale português, sejamos até uma referência em termos de organização a nível de comunidades dedicadas primordialmente a um mero jogo para PC.

6. O que pensas da situação do fórum nestes últimos tempos, relativamente aos choques e confrontos mais recentes, cada vez em maior quantidade como o do Litos12 ou Rissas.
É natural que em períodos de férias, onde há mais tempo livre, aconteça este tipo de situações mais conflituosas, principalmente se nos recordarmos que a maioria dos membros é bastante jovem e por isso ainda um pouco imatura. É algo que não me preocupa muito, até porque estes membros são imediatamente repreendidos inclusivamente por outros membros, que se apercebem do comportamento incorrecto. E por isso percebem rapidamente que esse tipo de atitudes não leva a lado nenhum. Um dado interessante é que alguns dos membros actualmente mais activos começaram por ser algo conflituosos nos primeiros tempos por aqui, mas acabaram por ir moldando o seu comportamento de encontro ao que é pretendido.

7. Qual foi a maior desilusão que alguém te deu neste fórum?
Sem dúvida o ataque de que o nosso site foi alvo por volta de Dezembro de 2007, quando um dos fundadores do site nos apagou os conteúdos e deixou uma série de mensagens com recados para alguns dos membros com os quais ele teria algumas divergências. Foi um enorme desrespeito tanto para comigo, já que em conjunto tínhamos delineado e projectado o fórum, como com a própria comunidade.

8. Todos sabemos do árduo trabalho que tens praticamente diariamente com fórum, já alguma vez pensaste em abandonar o “barco”?
Sim. Não tanto pelo árduo trabalho, mas mais numa altura em que houve uma série de conflitos na Liga Virtual já que um membro tinha aproveitado uma brecha no regulamento para daí ganhar vantagem, não acatando as nossas explicações para cancelar o que ele fizera, e lançando mesmo uma série de insinuações sobre o nosso trabalho. Com isso acabei por me fartar, e cheguei mesmo a anunciar a minha demissão aos restantes moderadores. Mas mais a frio acabei por reconsiderar, até porque já estava há demasiado tempo ao fórum para ser capaz de cortar por completo o cordão umbilical :P

9. Não frequentas tanto o fórum como penso que gostarias de o fazer, já alguma vez te sentiste impotente e sem conhecimento relativamente a alguma situação do fórum, como por exemplo na votação do membro do mês?
Sim, várias vezes tenho dúvidas sobre a participação dos membros, principalmente em membros de exames, e acabo por votar praticamente no fim, depois de analisar as diferentes propostas dos restantes moderadores. Mesmo em questões técnicas relacionadas com o jogo sinto-me por muitas vezes incapaz de dar resposta, já que, apesar de ainda ir jogando regularmente, não tenho tempo para explorar melhor as profundezas do jogo, tanto a nível de edição de gráficos, camisolas ou de bases de dados. Tento ajudar no que posso a nível de etapas, onde já me sinto mais à vontade.

10. Além deste fórum tens mais algum(s) projecto(s)?
Por agora os únicos projectos são mesmo terminar o curso e ir começando a preparar a minha tese de mestrado, razão pela qual tenho andado um pouco mais ausente nestes últimos tempos, o que me forçou a adiar a realização desta entrevista. Há uns anos comecei a escrever um livro, mas as ideias esvaneceram-se ao fim de uma dúzia de páginas. Ficará para outra altura.

11. Gostarias de acrescentar mais alguma coisa?
Quero agradecer a interessante iniciativa que tomaste ao criar este espaço de entrevistas. Queria ainda agradecer a todos os membros desta comunidade, especialmente àqueles que comigo conviveram mais de perto como colegas de moderação e administração nestes últimos 4 anos e meio. Sem vocês este espaço não seria possível.

Mike - 11/09/2010
Nome: Miguel Lopes
Porquê esse nick?: MikeNyte era o antigo nick, proveio de uma inovadora interpretação de uma alcunha que me queriam dar a jogar basquetebol (Michael Knight, o nome do Justiceiro por eu normalmente ser que acabava por executar os cestos decisivos) mas com o tempo no fórum foi ficando simplesmente Mike.
Alcunha: Pássaro, Birdie, Piu Piu, Pardal… Tudo por causa da alcunha da faculdade: “Passarinha Doida”. :mrgreen:
Zona onde vives: Migarrinhos, Loures.
Signo: Carneiro.
Clube: Sport Lisboa e Benfica, com um fascínio especial por Arsenal e Inter.
Curso que frequentas ou queres frequentar: Bioquímica (2º ano mestrado, já com 3 de licenciatura em cima, o que equivaleria estupidamente ao 17º ano) :P
Secção do fórum favorita: Qualquer uma tem os seus encantos e interesses, mas prefiro ler a secção de ciclismo para me informar mais sobre a modalidade.
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Tó, Marco, P3druh, Parra, untal, Taki, Pangare, Kops, ruir, peste, mister_ricardo… A lista é grande, e em princípio não faltará muito para que eu tenha oportunidade de tentar marcar uns cafés com alguns deles. :)
Filme preferido: “The Green Mile”, um filme épico que não me canso de (procurar) ver sempre que passa na televisão.
Género de música preferido: Rock, sem dúvida.
Banda preferida: Nickelback, embora não tenha na generalidade aquilo que chamaria de banda favorita, sou mais um apreciador de um estilo de música.
Tempo que passas no Fórum (por dia): Sem exageros, tenho a página aberta no fórum no mínimo 16h (sempre que tenho o PC ligado com acesso à internet), sem tendência para diminuir.
Fumas?: Não, nem faço tenções de alguma vez fumar.
Cor favorita: Encarnado.
Comida de eleição: Esta é difícil pois quem me conhece bem sabe que como muito e como de tudo, mas quem do fórum já me viu ao vivo nunca diria isso (pela fisionomia). Digamos que quem me tira um bom bitoque faz de mim uma pessoa muito infeliz…
Hobbie(s): Fórum acima de tudo, dado que é cá que eu me informo do mundo sem precisar de andar por montes de sites. Fora isso, conversar com amigos, ajudar outros nas mais variadas tarefas sempre que possível, ouvir música, jogar variados jogos no PC, fazer desporto, envolver-me em novos e/ou inovadores projectos.
Maior Sonho: Conseguir estabilidade pessoal, profissional e emocional. Dito isto tenho perfeita noção que, uma vez que se trata de mim (pelo que já passei e que passo diariamente), isso é praticamente impossível. :P

1. Quais são as pessoas (virtuais) com que simpatizas mais?
Se não começasse por dizer o Borkas, ele não me falava mais ao contrário de agora (que fala todos os dias). Todos os dias nós trabalhamos em conjunto para conseguir tirar o máximo (e minimizar os problemas que infelizmente não são poucos) na secção de Carreiras e Histórias, para além de discutir outros assuntos e recorrer um ao outro para várias tarefas. :P Destaco igualmente o Alaska, embora infelizmente não tenhamos tantas oportunidades para conversar como eu gostaria (muito por culpa das várias actividades que ambos temos para gerir/dedicar). Ainda assim, é uma pessoa muito correcta, simpática, culta, que sabe como argumentar numa discussão positiva, e por quem nutro uma profunda admiração por tudo o que sabe, faz e pelo empenho que coloca em tudo o que faz. :) Uma palavra ainda para o Osmo, que desde o primeiro encontro a que fomos me tem aturado quase todas as semanas e sobretudo nas últimas semanas, por razões que posteriormente serão reveladas. Um “gajo à maneira” e extremamente disposto a auxiliar e ensinar como os há poucos. ;)

2. Como é que conheceste o fórum?
Eu joguei o PCM 2008 sem qualquer tipo de apoio ou base de dados, pelo que tinha de me contentar com os nomes errados e com as equipas existentes (jogava com a Roubaix). Quando chegou o 2009, decidi que queria pelo menos jogar com os nomes das equipas e ciclistas correctos, “Google is my friend” e dei com o fórum. Registei-me e foi amor à primeira vista, quer com os membros que me acolheram (ver meu tópico de apresentação), quer com os que fui conhecendo melhor. Já agora, deixo a resposta à pergunta do Andy nesse tópico que nunca foi dada: “moro na freguesia mesmo de Loures, mais concretamente nessa terriola de belo nome que é Migarrinhos.” :mrgreen:

3. Consideras-te uma pessoa violenta?
Nem por isso, sou uma pessoa bastante pacífica e que prefere sempre resolver as discussões ou quezílias de uma forma argumentativa e sem recorrer ao confronto físico. Contudo, não nego que consigo ser um pouco temperamental em algumas situações mais de cariz pessoal e que posso aumentar o tom de voz numa conversação em que tenho argumentos para fazer passar uma ideia ou uma opinião e quando não estou a conseguir fazer a outra pessoa compreender-me (isto para situações mais combativas em palavras).

4. Sabemos que estás a fazer uma tese para o mestrado, como te está a correr?
Sinceramente, muito mal. Não pelos resultados que obtive e que vou colocar na mesma, que são bastante bons, mas pelo facto de estar bastante atrasada ainda e de eu ter de a acabar e entregar tudo até 30 de Setembro. Esse facto tem-me feito estar um pouco mais deprimido por ver o tempo a passar e a tese a não avançar como eu queria, mas tento acreditar que algumas directas serão capazes de aliviar esse peso num futuro muito próximo.

5. Queres falar-nos um pouco do teu curso?
Posso dar um pouco a conhecer. O curso de Bioquímica é um curso muito polivalente, que aborda os campos da química, biologia e matemática, sendo sobretudo caracterizado por ser um curso bastante trabalhoso, exigente e com forte componente laboratorial prática. Quem gosta de ciências, de saber mais acerca do funcionamento do organismo a nível celular e molecular, bem como conhecer os mecanismos que regulam e que caracterizam o funcionamento celular ao nível até mesmo atómico, é o curso ideal a seguir. Contudo, como já referi, é um curso extremamente trabalhoso e que implica um grande empenho do início ao fim.

6. Se pudesses o que mudarias no fórum? Se é que mudarias alguma coisa.
Nada, acho que a organização do fórum está excelente como está e que tudo o que é preciso fornecer ou informar já o é feito de uma forma completa, explícita e perceptível.

7. És um membro bastante ilustre neste fórum pela tua correcção e prontidão. Alicia-te a promoção a moderador? Achas que terias o perfil necessário? Se não, quem achas que tem?
Não é algo com que eu realmente me preocupe, dado que não é um objectivo meu nesta comunidade. Preferiria ser um membro activo, disponível e que dá o seu melhor pelo fórum, contribuindo com novos projectos e ideias e discussões, do que um moderador ocupado, indisponível por causa do trabalho que eventualmente poderia ter e que depois descansa sob o facto de ter um cargo mais importante e um nick a verde-GFP (piada bioquímica, “google it”). Quanto ao ter ou não perfil para ser moderador não me cabe a mim verificar se o tenho ou não, a moderação/administração que pondere isso se considerar sequer digno de interesse e vantajoso. Quanto a quem acho que possa ter perfil para moderador, apontaria sem dúvida o untal pois penso que, enquanto membro (pelo que faz no fórum) e como pessoa (pelo que se percebe do modo de se exprimir e de escrever) se encontra ao nível do Osmo ou do ruiR.

8. Como arranjas tempo para estar em todo o lado no fórum?
Fácil. Tenho uma janela do browser aberta na página principal do fórum e de tempos a tempos actualizo a página e leio tudo o que foi escrito de novo, antes de regressar à tese ou ao que estava a fazer. Vantagens de ter o computador ligado à internet durante praticamente todo o dia…

9. Consideras-te uma pessoa obcecada (desculpa o termo) pela gramática?
Considero que existe uma incrível aptidão na maioria dos membros deste fórum para cometerem erros de português que na minha opinião são algo estranhos. Farto-me de ver trocarem “há” com “à” ou verbos na segunda pessoa do singular com hífen estilo “gostas-te” ou “estives-te” quando isso são conjunções de pronomes. São coisas que eu aprendi e nunca mais errei, pelo que sendo eu mais velho que a maioria dos membros estranho que, tendo eles aprendido há menos tempo que eu, já não se recordem disto. Logo sobre esse ponto de vista: sim, sou um bocado obcecado com a correcta utilização e conjugação da nossa língua materna, quanto mais não seja pelo facto de passarmos 12 anos a estudá-la “intensamente”.

10. De onde vem a tua admiração pelo Bugs Bunny?
O Bugs Bunny foi a personagem de animação me acompanhou mais na minha infância pelo que acabei por criar uma certa empatia com esse grande coelho engenhoso e mestre do engate. Simplesmente me admirava sempre com os esquemas dele e com o modo dele se esquivar aos problemas, colocando problemas aos outros. Melhor ainda, ele não tinha quaisquer problemas de auto-estima ou de valor reconhecido, algo que eu sempre ambicionei para o meu futuro (ainda sem sucesso). Curiosamente, sou também fã do Coyote mas por ser mais parecido em personalidade e natureza vivencial comigo.

11. Qual foi a situação que mais te irritou no fórum?
Terá sido uma guerra entre um ou outro membro e alguns membros da moderação. Eu acompanhei a situação desde o seu início, provocada pela arrogância e rebeldia desses membros que se julgavam acima das regras e que ignoravam avisos feitos por mim e outros membros para as respeitarem. A moderação interveio, dentro da sua disponibilidade, e não só os membros continuavam a argumentar que os membros ditos “vulgares” não tinham nada que se meter no que diz respeito ao seu grau hierárquico para avisar outros membros como ainda posteriormente vieram acusar a moderação de ser parcial, intimidadora para com novos membros, arrogante e abusadora do seu poder. Devo dizer que fiquei incrivelmente agastado com o desenvolver da situação, sobretudo porque os membros não tinham razão nenhuma para acusarem só ali o fórum todo e desrespeitarem a moderação/administração, quando lhes eram apresentados argumentos plenamente válidos para lhes mostrar o quão errados estavam a ser. Pior de tudo, foi mesmo quando, no fim da história toda, o membro em questão permaneceu no fórum (e ainda hoje faz parte do mesmo, apesar de ter mudado de nick e ter andado um par de semanas calado após vários meses de spam puro. Curiosamente eu devo ter uma raiva qualquer contra certos novos membros, pois houve outro membros (passado muito pouco tempo) que também começou a fazer bastante spam e a desrespeitar regras do fórum e que, apesar dos vários avisos que lhe foram feitos, permanecia constantemente a desrespeitar a moderação/administração e a desafiar a(s) mesma(s) com posts provocatórios em vários tópicos, tendo no fim desse período de pura estupidez (não tem outro nome, ele estava mesmo a ser estúpido) permanecido no fórum como membro. Peço desculpa aos chefões do tasco pelo desabafo mas neste tipo de situações sou bem mais intransigível, pois se há coisa que eu valorizo acima de tudo na vida é o respeito a mais velhos e aos “superiores”.

12. Qual é, actualmente, o teu ciclista preferido?
A verdade é que eu cresci numa altura em que o ciclismo me parecia mais espectacular e imprevisível, sobretudo pelo espectáculo que eu presenciava na Volta a Portugal todos os anos. Acabei por criar uma empatia especial por ciclistas combativos e explosivos, com particular ênfase para o Alexandre Vinokourov e para o Philip Gilbert. Contudo, o meu ciclista favorito é um português que venero, por tanto o ter visto lutar por um objectivo que a cada ano me parecia mais e mais longe, por ter finalmente conseguido graças ao seu grande trabalho e esforço, e por ser ainda para mais uma pessoa espectacular com quem tive a oportunidade de falar e pedir um autógrafo: Vítor Gamito. :prayer:

13. Porque és contra o spam?
Porque se há coisa que me irrita é o facto de se fazerem posts sem qualquer nexo, que não adicionam nada de novo ao tópico e que nem sequer são uma piada feita a partir de uma mensagem anterior do mesmo tópico. Sei que sou infelizmente conhecido por ter um alto rácio de mensagens por dia, e que pessoas como o Marco têm reservas em relação a mim por causa disso, mas não se pode dizer que eu seja spammer quando a grande parte das mensagens que eu coloco são para dar informações, opiniões, auxiliar, avisar ou fazer uma ou outra piada (tudo sempre no contexto do que é falado). Além disso, diria que sou um dos membros mais activos do fórum não pela quantidade de mensagens que escrevo mas sim pela presença assídua nos diversos projectos e actividades desenvolvidas no fórum, algumas iniciadas por mim e nas quais também zelo pela ausência de spam (mais que no restante fórum).

14. Gostarias de acrescentar mais alguma coisa?
Pelo facto do xanuh ter colocado a fasquia demasiado alta para eu passar, de eu querer à mesma ser original e de não poder mandar vir com a moderação/administração sob risco de ser banido, não. :mrgreen: joke attempt Apenas forneço um link aos que possam estar mais interessados, certamente perceberão o porquê:
http://www.filefactory.com/file/b352h9h/n/1_artigo.pdf

DoMovin´ - 17/09/2010
Nome: David Oliveira
Porquê esse nick?: Boa pergunta :P. Penso que o momento em que me decidi por este nick foi quando estava a ouvir a canção “You can move Mountains” dos Stiff Little Fingers e pronto...escolhi este nick espalhafatoso à falta de melhor.
Alcunha: Formiga/Palito, devido ao meu peso e altura reduzida. De qualquer modo ninguém me trata assim a não ser em brincadeiras entre amigos quando me querem picar :p
Zona onde vives: Bobadela/Loures. Sei que há alguém daqui no fórum, mas não me lembro quem é :P
Signo: Touro(só soube ao responder a esta pergunta :P)
Clube: Sporting Clube de Portugal
Curso que frequentas ou queres frequentar: 11º ano de Humanidades, tendo em vista uma integração no curso de Assistente Social quando enveredar por uma carreira universitária.
Secção do fórum favorita: Gosto bastante das secções de Desporto e de Ciclismo, que são as que frequento mais assiduamente. Interesso-me também bastante pela iniciativa do Development Game, onde sou participante.
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Acho que seria injusto referir nomes, já que me arriscava a meter uma lista interminável de nicks e depois esquecer-me de alguém. Gostaria obviamente de conhecer todo o pessoal que participa regularmente e que desse modo contribui para que este fórum seja muito mais do que um fórum de discussão acerca de um jogo, mas também um local onde se pode trocar ideias e conhecimentos acerca dos mais variados assuntos.
Filme preferido: “O Pianista”
Género de música preferido: Pop/Rock e música latina, se bem que gosto bastante de Laika(não me estou a referir à cadela, mas sim a um tipo de música tradicional mediterrânea :p)
Banda preferida: The Killers, embora tenha de mencionar o Manu Chao se a pergunta se referir também a cantores individuais.
Tempo que passas no Fórum (por dia): Quando estou na Internet tenho sempre o fórum aberto, embora obviamente não esteja constantemente a participar nesse espaço de tempo. Portanto diria que passo para aí umas 8/9 horas no fórum, mas desse tempo só leio e comento durante mais ou menos 2 horas.
Fumas?: Não, e espero nunca ter um bloqueio mental que me faça começar a fazê-lo, até porque já vi bem de perto um familiar próximo meu falecer devido aos malefícios do tabaco.
Comida de eleição: Podia pôr várias, mas nada substitui um bom cozido à Portuguesa(com farinheira então é o paraíso :P)
Hobbie(s): Navegar na Internet, jogar futebol com os amigos(embora seja um péssimo jogador), saír com amigos e família, e ver TV.
Maior Sonho: O meu maior sonho seria ver o Sporting a ser campeão num dos próximos 50 anos, mas receio que tal venha a não ser possível :p. Vá, fora de brincadeiras, penso que os meus sonhos não variam muito para além dos de qualquer pessoa comum. Se viver feliz e aqueles que amo estiverem também felizes, tudo o resto é secundário. Tudo o resto fora disso seriam mais desejos para alimentarem o meu ego do que outra coisa :p

1. Ainda te lembras como nasceu o teu gosto pelo ciclismo?
Lembro-me que a primeira prova de ciclismo que vi a sério foi a Volta de 1999, com a famosa batalha Gamito vs Plaza. A partir daí foi uma questão de tempo até desenvolver um gosto especial pela modalidade como um todo. Lembro-me que como qualquer seguidor recente da modalidade inicialmente tinha pensamentos algo desajustados face à realidade da modalidade. Nomeadamente porque tinha o “estigma do Tour”, ou seja, pensava nas clássicas como sendo prémios de compensação para ciclistas mais fracos que não conseguiam lutar pelo Tour. Mas houve um certo momento em que comecei a ter mais conhecimento sobre as características dos corredores e a ver que o Tour não era tudo. Claro que devido ao que mencionei anteriormente, no início só via GT´s(depois da Volta de 99, em 2000 comecei a acompanhar assiduamente as “3 grandes”), mas foi ao ver que certos ciclistas arredados dos lugares cimeiros da geral tinham propensão para certo tipo de etapas que comecei a acompanhar regularmente as clássicas, embora este processo tenha sido mais lento e gradual.

2. Diz-nos, sucintamente o que fizeste nestes 3 meses de férias.
Em termos de praia posso dizer que não saí de Montegordo(já que os meus pais têm casa em V.R.S.A.). Aproveitei também algum tempo a mais que tinha para trabalhar em diversas tarefas que amiúde me solicitaram quer amigos, quer familiares(nomeadamente o meu pai :P), sendo que alguns desses trabalhos foram remunerados, enquanto que outros foram apenas feitos voluntariamente, sem qualquer recompensa a não ser o prazer de poder ajudar. Finalmente, estes últimos dias foram passados numa zona que apesar da sua beleza, nesta altura do ano está em foco ano após ano pelos piores motivos. Falo da Serra do Gerês, onde os incêndios este ano mais uma vez deixaram uma imagem de devastação. Claro que podemos opinar e imaginar a situação vendo as imagens dos Telejornais, mas só estando lá nos apercebemos da tragédia que é este tipo de acontecimentos. De qualquer modo, digo já que se come lá divinamente, sendo um sítio a visitar, sem dúvida.

3. As férias terminaram e vêm aí novamente as aulas, que objectivos pessoais tens para este novo ano lectivo?
Agora a parte difícil...Tenho como objectivo principal a obtenção de uma média que me permita o acesso à universidade sem que para isso seja precisa a contribuição monetária dos meus pais. Depois, obviamente quero tirar o máximo partido deste período da minha vida, que me dizem ser o melhor que vou ter daqui para a frente(eu não quero acreditar, mas...). Para além disso, este ano vou ter os tão reputados exames nacionais, onde não tenho nenhum objectivo particular, a não ser tirar uma nota que não me faça baixar a média, que considero que até ao momento está bastante boa.

4. Consideras-te um membro exemplar?
Acho que há piores. Em termos de conduta penso que nunca infringi nenhuma regra fórum(pelo menos com o meu conhecimento) e que tento sempre dar a minha opinião de modo objectivo e sem ridicularizar as opiniões dos outros membros com as quais eu não concorde. Também procuro sempre evitar situações em que sei que há a possibilidade de me irritar se responder a certos membros. Nesses casos simplesmente ignoro os comentários em questão e deixo que os moderadores façam o seu trabalho em relação a isso.

5. És dos membros que passa mais despercebido mas que se nota que consegue reunir bastante consenso quanto à validade das tuas opiniões. A que achas que se deverá isso?
Penso que se deve em parte ao que referi na pergunta anterior. Eu opto sempre por não responder quando vejo que determinado tópico está demasiado inflamado e portanto a minha opinião não iria acrescentar nada à discussão. Por outro lado, como quase todos os membros do fórum, eu não estou inscrito apenas para ter muitos posts. Por isso, opto por apenas postar em tópicos em que acho que tenho conhecimento suficiente para dar uma opinião sólida, sendo provavelmente esse o motivo pelo qual as minhas opiniões reúnem relativo consenso. Por outro lado, procuro também ler tópicos acerca dos quais eu considero não ter grande conhecimento, não só para que me possa tornar mais culto, com uma opinião bem formada, como também para no futuro poder também mandar os meus bitates sobre esse assunto.

6. Gostarias de alcançar o cargo de moderador algum dia?
Se tal me fosse proposto seria um prazer enorme, mas tudo dependeria da minha disponibilidade e do momento. É certo que daria um prazer enorme contribuir para o crescimento e funcionamento de um fórum como este, mas tenho a plena noção de que também exigiria muito tempo, trabalho e paciência. Não deve ser fácil ter de correr os vários tópicos do fórum para ver se está tudo em ordem, para depois no caso de acharmos alguma situação incorrecta recebermos logo respostas tortas e insultuosas por avisos perfeitamente acatáveis. Por isso devo dizer que admiro imenso o trabalho que todos os moderadores fazem neste âmbito.

7. Há alguém, quer seja ele desportista, cantor, etc que seja idolatres?
Idolatrar não, porque considero isso um verbo demasiado forte. Mas em termos desportivos admiro bastante o Roger Federer, o Lance Armstrong, o Denis Menchov, o José Mourinho e o Arshavin. A nível musical, já está respondido lá mais em cima ;)

8. Há algum ciclista que não gostes de ver correr?
Gosto de ver correr todos, porque todos fazem parte do espectáculo. Claro que gosto mais de uns do que de outros, mas nunca ficarei contente com a retirada de nenhum corredor. Claro que há alguns que me enervam por motivos extra-ciclismo(Vinokourov e Riccó são dois exemplos) e admito torcer contra eles quando estão em competição, mas nunca lhes desejarei algum mal. Por outro lado em termos de modo de correr, sempre achei extremamente irritante aqueles corredores que ao verem que em luta directa não conseguem conseguir certos resultados se metem em fuga, beneficiando da apatia do pelotão para conseguirem lugares de destaque que de outra forma não conseguiriam. É certo que compreendo que cada ciclista utiliza a táctica de corrida que mais lhe convém, e está no seu direito de atacar quando quiser, mas esse modo de correr não me agrada nada pessoalmente.

9. Qual é o utilizador do fórum que mais respeitas, aquele que é para ti um exemplo a seguir por todos.
O Alaska, o Marco e o Osmodeus são três elementos que respeito bastante, em virtude do seu poder argumentativo, mesmo em relação a elementos que estão no fórum essencialmente para desconversar. Admiro bastante também o trabalho desenvolvido pelo Klöden na elaboração dos tópicos das mais diversas provas, que estão sempre bastante bons. Finalmente, uma palavra para o Mike, com o qual eu partilho a luta pela boa gramática, já que por vezes fico boquiaberto com erros que se cometem no fórum. Não falo de erros a teclar ou erros irrelevantes provocados pelo relaxamento de certos users, mas sim de erros que não são admissíveis nem na primária e que infelizmente se vêem com alguma frequência.

Para além de dar os parabéns ao criador desta iniciativa que permite conhecer melhor todos aqueles com quem nos comunicamos virtualmente todos os dias, gostaria de dar os parabéns a todos os users por fazerem deste fórum aquilo que ele é. No entanto, e como nem tudo são elogios, acho uma vergonha o tratamento que o guarda-redes do Benfica Roberto tem recebido no tópico de futebol. O Roberto apenas faz o bom serviço de realçar os bons guarda-redes que temos em Portugal, porque os maus também são precisos para o espectáculo, já que se eles não existissem, os bons não poderiam ter tal designação. Para além disso, se a liga pode juntar a cerveja à alta-definição, porque carga de água é que o Benfica não pode juntar a comédia ao futebol? :s

Xela - 24/09/2010
Nome: Alexandre Mendes
Porquê esse nick?: Porque precisava de criar um mail para os prof’s me contactarem e como já não podia escolher “Alexandre” ou “Alex”, pensei em escrever Alex ao contrário e deu em Xela, e a partir daí foi sempre uma alcunha.
Alcunha: Tal como referi acima, Xela. Mas já tive outras, tais como Franklin do desenho animado de uma tartaruga (nem sei o porquê dessa alcunha), muitos me tratam por Jean-Pierre, que é um dos meus nomes, e ainda alguns me tratam apenas por Mendes.
Zona onde vives: Cacilhas, Almada
Signo: Sagitário
Clube: Sou do Benfica desde pequeno, e tenho um amor enorme ao Auxerre!! Também gosto bastante da Académica.
Curso que frequentas ou queres frequentar: Hotelaria/Turismo.
Secção do fórum favorita: Não tenho uma em específico, gosto de ver o fórum todo. Apesar de estar mais activo na zona das assinaturas, gosto de seguir bastante as histórias, estar atento às contratações de ciclistas e as provas que decorrem.
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Obviamente que gostaria de um dia poder conhecer todos os membros da comunidade, mas gostaria se agora me desses a escolher seria o Kazam, Pingolin, Zé, Taki, Marco, Tozequio, Alpha, untal, Pangare, ruiR, PMLF,Stewie e p3druh, desculpem lá se me esqueci de alguém
Filme preferido: Days of Thunder
Género de música preferido: Rock
Banda favorita: Tenho várias, adoro Bon Jovi, Eric Clapton, Xutos, Green Day, Metallica...
Tempo que passas no Fórum (por dia): Agora com o recomeço às aulas talvez 2/3, mas durante as férias eram por volta de 6/7.
Fumas?: Não, nem o tenciono fazer.
Cor favorita: Roxo
Comida de eleição: Esta é difícil, mas um bom bacalhau cozido é bem bom.
Hobbie(s): Saír com os amigos, estudar (tem que ser), ler, ouvir música, ver tv, pc, as coisas do costume.
Maior Sonho: Entrar para a universidade para acabar o curso e poder conseguir um bom emprego, para conseguir uma boa estabilidade financeira.

1. O que te levou a comprar, pela primeira vez, o PCM?
Por acaso na primeira vez não comprei o PCM. Encontrei-o no escritório do meu tio. Vi o cd e então decidi levá-lo para casa para ver se funcionava, mas não. Fui então à Vobis para ver se tinham lá o jogo e consegui encontrá-lo, a partir daí joguei sempre ao PCM.

2. És visto por vezes como um membro controverso, pelo facto de várias vezes estares envolvido em discussões sem fundamento nas quais não apresentas argumentos válidos e cometes vários erros de análise, aparte de ainda fazeres alguns comentários "a quente". Qual a tua opinião sobre isto, achas que virás a mudar no futuro?
Vou tentar mudar, obviamente, pois um membro que não trás nada a uma discussão e quer defender o seu ponto de vista sem ter argumentos nunca irá conseguir “vencer” uma discussão. Alguns membros já apontaram o dedo, e penso que o devem continuar a fazer, só assim se consegue melhorar. Sendo que a filosofia é, claramente, o meu ponto fraco (visto que, também, vou fazer melhoria de nota...) tentarei melhorar a minha “atitude” no fórum, vou aprender com os que mais experiência têm nesse campo e tentar tirar proveito disso. Sobre responder de “cabeça quente”, é das hormonas... :mrgreen: Agora a sério, por vezes há comentários que me chateiam e mando logo bocas, ou começo a disparatar com os membros, ou mesmo em discussões onde começo a falar de X quando estavam a falar de Y. Não sei se foi o caso, mas lembro de uma discussão sobre o Haussler ser melhor que o Hushovd e a conversa por ali foi, uma conversa que foi iniciada por mim e que nem deveria ter começado.

3. Já alguma vez te arrependeste te der dito algo aqui no fórum?
Já. Quando já mandei “indirectas” para alguns membros, soube que atitude não era a correcta, soube que errei, mas o que já foi já foi. Ah... e todas as discussões parvas que já tive arrependi-me, pois como disse acima, tenho a capacidade argumentativa muito fraca e espero desde já começar a melhorar.

4. Vês com bom grado este regresso às aulas?
É o que dá ninguém ter perguntas para fazer e tu inventares estas. xD Epá, por um lado sim, pois vejo os meus amigos de novo, ponho a conversa em dia, revejo os prof’s que são muito bacanos. Mas há uma parte de mim que não quer voltar à escola... horários da treta, educação da treta, dizem que temos direito a uma escolaridade gratuita e obrigatória mas cada ano são mais 200€ em material escolar... não sou eu que fico mais magro, mas sim a carteira dos meus pais. Enfim... mais um mês de férias não teria feito mal a ninguém. :P

5. Ainda és um rapaz jovem, mas isso nos tempos de hoje não quer dizer nada. Costumas beber álcool quando sais com os teus amigos?
Como dizes, ser jovem nos tempos de hoje não quer dizer nada. Sim, costumo beber. Mas moderadamente, claro. Uma pessoa tem que se saber controlar, e uma coisa é beber por gosto e para nos divertirmos com os amigos (não vão para o lado perverso -.-‘), outra coisa é beber apenas para se embebedar, o que acho um pouco parvo.

6. Costumas praticar exercício físico regularmente?
Sim. Casa, escola. Escola, casa. :mrgreen: Sim, costumo. Pratico baseball, jogo à bola com uns amigos, às vezes vou a um corte de ténis para jogar com um amigo meu, a educação física, claro. Deixo-vos aí desportos que já pratiquei:
Rugby; Hóquei em Patins, Judo (em França), Baseball (que pratico actualmente) e penso que mais nenhum
Ah!! E está aí à porta mais uma época regional de baseball/softball, e este ano esperamos conseguir o pentacampeonato!!

7. Pelo que nos apercebemos, tens um fraquinho por comida fast food. Mantens diariamente uma alimentação saudável?
Posso desmintir isso desde já. As pessoas gostam muito de mandar bocas, mas a verdade é que a única vez que como comida “fast food” é nos convívios aqui da malta, têm sido as únicas vezes que como dessa comida. Eu ando de dieta (não é preciso gozar) há mais de 1 ano, e se me vissem em Março de 2009, morriam só de me ver. Durante as férias baldei-me um pouco à dieta, mas espero voltar “à linha”. :P

8. És um seguidor assíduo das provas ciclísticas internacionais?
Posso dizer que sim. Vejo tudo o que posso ver na tv. Por vezes há alturas em que falho uma ou outra prova que passe na tv, por estar em aulas ou assim, mas sempre que dá a repetição vou ver. Nos streams só vejo provas que me interessem e que não dêem na tv, como vai ser agora o caso do Giro da Lombardia, penso.

9. Tens alguma prova favorita, aquela que não podes perder por nada deste mundo?
Paris-Roubaix e Tour de Flandres, sem dúvida. São provas espectaculares. A dureza dos muros empedrados da RVV são uma coisa de outro mundo. Então este ano quando vi o Cancellara a partir o Boonen no Kopelmuur (penso, corrijam-me se estiver errado) foi uma coisa espectacular. O Paris-Roubaix é a prova que penso que seja a mais dura de todas, aquilo é mesmo um inferno. Ainda por cima quando vejo Cancellara a ganhar, ainda é melhor. :D

Sim. Quero agradecer ao Gheto por me dar esta oportunidade de responder às perguntas, e agradecer aos membros que muito me ajudaram desde que cá cheguei. Aprendi bastante desde que cá estou e isso é fruto do trabalho de toda a equipa, parabéns a eles. =D> Ah, e quero agradecer ao Gheto, ao Pingolin, ao Pangas e ao HF por tanto me terem ajudado na pista, porque sem a vossa ajudada não tinha ganho metade do que ganhei até agora!! :P
Mais uma cena:
Viva o Benfica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! (e o Auxerre) :P

Jolly - 04/10/2010
Nome: Luis Manuel Cândido Antunes
Porquê esse nick?: Vai dos tempos do 5º ano, em que eu era mais gordito e não tão alto, e diziam que eu tinha umas bochechas tipo um bulldog. Havia um gajo que conhecia um cão chamado Jolly e assim ficou, para o resto da vida.
Alcunha: Jolly para sempre.
Zona onde vives: Cova da Piedade, Almada, Margem Sul, o sítio onde são feitos os sonhos.
Signo: Touro 8)
Clube: Sport Lisboa e Benfica, o Campeão!
Curso que frequentas ou queres frequentar: Frequento o 2º ano do curso de Engenharia Informática.
Secção do fórum favorita: Ciclismo
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Além daqueles que já conheci, o pessoal do norte como o Tó, peste (afinal sei escrever o teu nick -.-), o meu beibe untal, o meu puto Pangas, p3druh, Parra, so on.
Filme preferido: Johnny English. Sou grande fã de filmes de comédia, portanto não achem parva a escolha :P
Género de música preferido: R&B e Hip-Hop/Rap
Banda favorita: Se for mesmo uma banda, diria Rise Against ou Nickelback. Se for solo, Usher sempre me cativou desde puto.
Tempo que passas no Fórum (por dia): Demais Sempre que tenho o pc ligado, uma tab está aberta no fórum, apesar de nem sempre estar no pc. Diria então umas 5 horas por dia, a ver e a postar.
Fumas?: Jamais.
Comida de eleição: Empadão e Arroz de Pato. Se puder dizer um doce, Bolo de Bolacha :P
Hobbie(s): PC, menos TV do que antigamente, amigos, the usual.
Maior Sonho: Pinar a gaja da minha sig :mrgreen: O meu sonho é o que já foi repetido n vezes por todos os entrevistados: independência financeira, trabalho que me dê prazer em fazê-lo e acima de tudo, ser feliz.

1. Ainda te lembras como surgiu o teu interesse pelas assinaturas (Photoshop)?
O quando eu lembro, o como é que já não tenho a certeza. Deve ter vindo de um pensamento espontâneo, numa das minhas divagações auto-pessoais. :P Sei apenas que veio por altura do 10º ano, quando comecei a olhar para o computador como sendo algo que serve para mais do que jogar, que só por acaso foi a altura em que entrei para o curso de informática.

2. És um pouco como pai das assinaturas aqui do tasco, é muito graças a ti que hoje presenciamos vários membros sempre disponíveis a fazer assinaturas (e de excelente qualidade). Consideras-te um pai babado?
Sentir-me-ia se tivesse de facto ajudado/ensinado os membros a fazê-las. Apenas lhes indiquei websites que podiam ser úteis para aprenderem, tal e qual como aconteceu comigo, portanto o meu trabalho não foi assim nada de especial, se é que pode ser considerado trabalho.

3. És moderador, e como tal já tiveste de lidar com variadas situações de maior tensão devido a variadas irregularidades e desrespeito por parte de alguns membros mais revoltosos e rebeldes que propriamente sociáveis e cooperadores. Qual o caso em que sentiste que alguém estava a ter a pior atitude de sempre com que tiveste de lidar?
Assim propriamente atitudes de puto mimado é normal acontecer, é algo que nos temos de habituar rapidamente quando chegamos ao cargo de moderador, mas nunca foi nada que me tivesse irritado ou coisa assim. Chatos, sim, são, mas o facto de nós termos mais paciência que eles é suficiente para terminar as coisas.
Mas, algo que me tem irritado ultimamente é o facto de cada vez mais, os membros que arranjam algum tipo de confusão, serem sempre os coitados e culparem sempre os moderadores por causa disto ou daquilo. Não sou ninguém para mandar bitaites ou coisa do género, mas se eles soubessem o que o fórum teve de passar ao longo dos anos para ser o que era, penso que não diziam aquilo de peito cheio.

4. Muitos te vêm como "durão" aqui do fórum, mais os membros novos, pois alguns dos mais calejados por vezes até brincam com isso, o que pensas sobre isso?
Talvez seja um pouco rígido, mas também sei que a fama às vezes aparece porque nós não temos o hábito de colocar smiles no fim de cada frase, o que nos faz parecer mais duros do que realmente somos. Posso ser de facto rígido em algumas ocasiões, mas penso que é pelo bem do fórum e do próprio membro, porque com certeza já fui assim para alguns dos membros regulares e activos do nosso fórum e penso que não é por isso que deixaram de “gostar” de mim.

5. Quando tencionas banir alguns dos membros mais chatos do fórum para ganhar alguma paz aqui no tasco? :mrgreen: Conta-nos como foi o teu percurso desde que entraste no fórum até agora.
Ainda não sei como não bani ninguém, já que o botão de banir está mesmo acessível. :mrgreen: Por vezes temos a intenção de fazer isso com alguns membros, mas existem moderadores para controlar o fórum e não eliminar cada melro que venha perturbar um pouco. Se assim fosse, o Zé e Mike por esta altura deviam estar a usar outra conta. :P
O meu percurso acho que é normalíssimo. Entrei para o fórum em Outubro de 2007 (faz 3 anos no fim do mês), rapidamente me integrei (já que era membro de há já algum tempo do PCMDaily e ao fim de 10 meses, em Agosto de 2008, tornei-me moderador após ter passado uma semana a fazer de moderador, já que o resto do pessoal tinha bazado para férias. :P

6. Agora que chegaram as aulas a participação no fórum diminuiu, o que uns vêm como uma coisa boa, outros vêm como uma coisa má, e tu, como vês isso?
Aliviado. :P Como moderador sou obrigado a ler praticamente todos os tópicos existentes no fórum e o facto da participação diminuir faz com que eu leia e perca menos tempo na minha atarefada vida de universitário.

7. Como avalias a evolução do fórum desde a altura em que cá chegaste até agora?
Awesome :mrgreen:
Acho que nunca vi um fórum crescer tanto em qualidade como o nosso. Passámos de meia dúzia de gatos pingados ( :P ) a centenas de utilizadores activos, fundimos a única comunidade portuguesa além da nossa e somos neste momento referência a nível mundial. Para além do facto de sermos agora reconhecidos como comunidade oficial do jogo o que nos deixa orgulhosos do trabalho que desenvolvemos, tanto moderadores como utilizadores.

8. Estás a viver neste momento aquilo que é para muitos os anos de oiro de qualquer estudante, e se nos permites, vamos tocar num ponto sensível, a vida amorosa. Sabemos que és uma pessoa com muitos fãs, alguns deles frequentam mesmo o fórum como é o caso do Xela, mas sabemos o quanto é difícil para ti passares despercebido na rua. Tens algum objectivo em particular para o presente? Ou só ramboiada?
Também tinha ideia que o Xela era grande fã, apenas foi a confirmação :P
Mas de facto, para mim é complicado passar despercebido, graças ao meu excesso de peso e esbeltidade lendária. Para o presente gostava apenas de passar as cadeiras que tenho para passar, que só por si já dão um trabalho desgraçado. Claro que de vez em quando uma ramboiada calha bem, mas enganam-se aqueles que acham que a faculdade é só festas e paródia (excepto para aqueles que de facto vão para a faculdade com esses propósitos, tipo o Kloden :P ).

9. Como te sentes ao estudar numa das piores faculdades da Nova? Nunca pensaste em mudar-te para o lado de cá do rio? :mrgreen:
Temos várias opções na lista de matança. Dberkie e xanuh são os mais prováveis, visto que o Borkas e o Mike não foram os autores desta pergunta fantabulástica. Com isto, quero apenas dizer que a FCT é a melhor faculdade da Nova, que põe a chorar qualquer faculdade do país e faz tremer Harvard e o MIT.
Quanto à 2ª parte, o meu desejo foi sempre ficar deste lado, já que não tinha (nem tenho) possibilidades económicas para os transportes até esse lado, muito menos para arranjar um quarto.

10. O que te levou a escolher Engenharia Informática? Estás arrependido dessa decisão?
A resposta corriqueira seria o gosto por computadores, e por acaso foi esse gosto que me levou ao tecnológico no 10º ano. A Engenharia veio por arrasto, por de facto gostar do que tinha feito no secundário e querer continuar a fazê-lo a um nível mais avançado. Sabia que ia dar bastante trabalho (o que se comprova agora), mas faço os possíveis para fazer o que gosto.

11. Já tens ideia no que queres trabalhar quando finalizares o curso?
Eu estou naquela fase que o Alaska descreveu há uns tempos: olho para as ofertas de emprego na minha área e digo “Qué isto?! Mas eu não sei fazer nada disto pá…”. Portanto, respondendo à pergunta, não. Tenho algum gosto em programar, apesar de já ter gostado mais, visto que há coisas na programação que me parece inúteis por vezes e que nos obrigam a utilizar, mas não sei se será esse o meu rumo.

12. Com esse estilo inconfundível, como é que nunca se candidatou a uma agência de modelos?
Porque ficava melhor como peça rara num museu.

Para aqueles que me chamam dread: Funk you! Para quem gostou da entrevista e ache que sou um bom partido, que dê o meu número de celular às miúdas (giras de preferência), número esse que deixo mais abaixo. Se acham que sou um bom partido para uns rapazolas que conheçam, parem de ler agora!!
Para terminar, parabéns ao gheto, dizem que é um gajo porreiro, apesar de nunca o ter conhecido pessoalmente (dizer-lhe “Mekie” não serve), mas conseguiu criar aqui uma iniciativa toda pipi que o pessoal curte bué.

Contacto de Jolly: 964126122

Hugo Klöden - 06/11/2010
Nome: Hugo Morão
Porquê esse nick?: Acho que não é preciso ser se especialista para descobrir. :P
Alcunha: Nunca tive.
Zona onde vives: Belmonte, Castelo Branco. Para quem tiver curiosidade de saber onde se situa. http://img177.imageshack.us/img177/895/ ... ebitst.png
Clube: Sporting Clube de Portugal
Curso que frequentas ou queres frequentar: Estou no 10º de Economia e o curso também gostaria que fosse esse.
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Acho que gostava de conhecer pessoalmente todos, embora as possibilidades de os conhecer sejam remotas.
Filme preferido: Qualquer um que o envolva o Mr.Been.
Género de música preferido: Não sou esquisito em relação a isto.
Banda favorita: Não tenho.
Tempo que passas no Fórum (por dia): Nesta altura do ano por volta de 4,5 horas por dia ou grande parte do meu tempo livre.
Fumas?: Sou demasiado forreta para isso. :P
Cor favorita: Verde.
Comida de eleição: Arroz de Pato.
Hobbie(s): Jogar Pcm, navegar e ver vídeos na net, ver desporto na TV ou quando o tempo ajuda dou umas voltas de bicicleta, sendo que há 1 mês e pouco consegui subir há Torre . :)
Maior Sonho: Não viver dependente de algo ou de alguém.

1. Já tiveste vários problemas aqui no fórum devido ao teu comportamento. Sentes que aprendeste/mudaste alguma coisa desde então?
Sim, claramente que mudei a parte do comportamento e também aprendi algumas coisas, mas acho que aprendi sobretudo a estar no fórum .

2. O que pensas da atitude dos moderadores sempre que foi necessário chamarem-te à atenção?
Olhando para o passado, acho que na maioria dos casos agiram da maneira mais acertada/correcta.

3. Esquecendo o passado. Consideras-te, nos dias de hoje, um membro exemplar?
Não dos mais exemplares, mas acho que estou na média . O:)

4. Sentes que já foste injustiçado aqui no fórum por causa do teu passado?
Sim, em algumas situações, mas também não dei grande importância a esses casos, mas não tenho razões de queixa em relação à moderação.

5. Achas que, por vezes, alguns membros não dão o devido valor ao teu grandíssimo trabalho na contagem de pontos na Liga-Virtual?
É capaz... :P mas o trabalho que faço é mais para ajudar o Tó em não ter mais trabalho, do que andar propriamente à procura de qualquer tipo de reconhecimento ...

6. Actualizar os resultados da LV dá bastante trabalho. Fazes isso para ajudar os admin's e mod's ou é mesmo por gosto, ou porque achas que é uma maneira de te redimires de algumas atitudes tuas do passado, e fazes as actualizações contrariado e mesmo com o sentimento de seres “obrigado” a isso?
Acho que ninguém no fórum faz alguma coisa por “obrigação”. Simplesmente tinha disponibilidade para fazê-lo, e também porque as coisas estavam a correr em certa parte bem.

7. Venceste a 2ª divisão da LV. Sentiste-te realmente feliz após veres a tua equipa ser coroada pela belíssima época que fez, ou é algo a que não dás muita importância?
Acho que me senti mais realizado do que feliz, até porque foi uma coisa que me acompanhou desde Janeiro cá no fórum e que pode não parecer, mas deu algum trabalho.

8. Como vês agora, a mais que provável condenação do Contador por consumo de doping?
A sua condenação provavelmente irá fazer com que haja perda de credibilidade no ciclismo durante algum tempo, mas não é nada que com o tempo não se esqueça/ultrapasse, e certamente que aparecerá outro grande ciclista que irá dominar o panorama velocipédico.

9. Cada vez mais o ciclismo está manchado, casos sucedem-se todos os meses. Imaginemos que os teus ciclistas favoritos acusavam todos doping e eram todos suspensos, era caso para deixares de acompanhar ciclismo?
Arranjava outros ciclistas favoritos! :P
Agora mais a sério, acho que quando a maioria das pessoas ligam a TV para ver Ciclismo, acho que o fazem com a ideia de ver um bom espectáculo e não para ver o seus ciclistas predilectos a vencerem tudo e todos, portanto, certamente que iria continuar a ver pelo simples facto que para mim a "modalidade" em si é mais importante do que tudo o resto.

Queria deixar uma palavra de apreço para todos que ajudaram no desenvolvimento do fórum.
E espero com esta entrevista aumentar a minha legião de fãns. :P

E termino com um agradecimento ao Ângelo por esta excelente iniciativa.

Editado pela última vez por gheto em 13 Dez 2010, 00:46, num total de 2 vezes.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Entrevistas
MensagemEnviado: 18 Ago 2010, 23:30 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 28 Out 2008, 21:59
mister_ricardo - 12/12/2010
Nome: Ricardo Clemente
Porquê esse nick?: Como não estava com grande inspiração quando me registei, usei o nome que usava quando jogava CM.
Alcunha: Velas (Mas ninguém sabe porque por incrível que parece, nem eu)
Zona onde vives: Viseu
Signo: Balança
Clube: FCPê carago!!!
Curso que frequentas ou queres frequentar: Frequentei o curso de Engenharia Electrotécnica (Bacharelato + Licenciatura de Bolonha).
Secção do fórum favorita: Jogos, LV e Man-Game, mas tento sempre passar por todos os tópicos.
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Sem duvida gostava de ver ao vivo a dupla peste e Xanuh :P de resto já conheci uns poucos no 1º convívio no Norte. Mas posso dizer que gostava de conhecer todos os membros que vêm assiduamente ao fórum (e alguns que já não vêm também).
Filme preferido: Trilogia Matrix.
Género de música preferido: De tudo um pouco, não sou muito esquisito, mas dispenso musica popular portuguesa e brasileira.
Banda favorita: Hoje em dia gosto do trabalho de David Guetta mas a nível de bandas não gosto de nenhuma em especial.
Tempo que passas no Fórum (por dia): Sempre que estou na net lá está o fórum aberto :P Apesar de não postar muito tempo ler o máximo possível de posts.
Fumas?: Felizmente sou o primeiro a responder que sim (Fico muito contente de ver que há bastante gente a não fumar).
Cor favorita: Azul.
Comida de eleição: Italiana a acompanhar com um bom vinho tinto.
Hobbie(s): Muito poucos agora (infelizmente). Mas jogar futsal , sair com os amigos à noite para beber uns copos e claro as jogatanas no pc e ps3!
Maior Sonho: Não tenho. Sou muito do viver um dia de cada vez e não faço grandes planos. Não passo fome e tenho um tecto onde dormir, emprego estável, uma namorada de quem gosto muito e me faz feliz, amigos para os bons e maus momentos. O que vier a mais é bem vindo. :)

1. Ao início vinhas ao fórum apenas pelo (man game, certo?), mas acabaste por ficar. Achas estes jogos importantes para dinamizar o fórum?
Vim dar ao fórum graças a uma pesquisa sobre o pingo doce e pcm :mrgreen: e depois dei conta da LIGA VIRTUAL, (muito longe ainda de existir o man-game) li as regras e gostei. Inscrevi-me e comecei a ler um pouco do fórum e fui ficando. Na altura era tudo muito mais calmo e foi fácil ficar fã deste pessoal todo.
Acho que sim, pois acaba por obrigar os users a estarem atentos ao fórum.

2. Pareces ter um fascínio especial por transferências nos jogos do fórum em que participas, revelando sempre uma grande actividade nesse campo. Como justificas isso?
Pois parece que sou o “maluco” das transferências! Nem preciso dizer bom dia nessa altura que já sabem que eu vou atacar. :P Não tenho uma grande explicação, mas “gosto” de negociar e assim aproveito para pesquisar sobre os ciclistas em questão e acabo sempre por aprender algo e aproveito para ir falando com os membros do fórum. Quando entro em algo gosto de ganhar e acho que as transferências acabam por ser um meio para melhorar a minha equipa.

3. És uma pessoa que leva este tipo de jogos muito a sério (há quem diga que até de mais), o que tens a dizer sobre quem diz isso?
Por muito que me custe tenho algum mau perder (mas longe de virar uma pessoa violenta…) por isso gosto de levar tudo a sério, seja a brincar ou a “dinheiro”, tanto no fórum, como na vida pessoal como no trabalho. Cada um leva as coisas como bem entende e respeito a opinião de quem acha que eu abuso um pouco neste campo.

4. Já por cá andas há bastante tempo, como vês a evolução do fórum, desde a altura em que cá chegaste até ao presente.
Está muito diferente! Antes podíamos fazer vários f5 ou ir tomar café que não haviam posts novos! Agora temos o exemplo de membros como o Mike que já não tem letras na tecla f5. :mrgreen: Mais a sério, estou bastante contente de ver o fórum crescer de dia para dia, com os seus problemas entre membros (mas é algo que era esperado) mas com as suas virtudes. Aproveito para dar novamente os parabéns a todos os mod’s e membros do fórum.

5. Já trabalhas. As coisas estão assim tão negras como dizem, é uma selva do estilo salve-se quem puder?
Eu não sou a pessoa indicada para responder a isso, pois antes de acabar a Licenciatura de Bolonha já estava a trabalhar na Visabeira (faltava apenas entregar o projecto final) e no ano anterior (já com o bacharelato na mão, mas tinha de fazer 5 cadeiras para a Licenciatura de Bolonha) trabalhei num bar e num videoclube, por isso nunca estive desempregado. Os números que todos conhecemos do desemprego são assustadores e muito perto do real, mas também é verdade que há muita gente a querer apenas “emprego” em vez de “trabalho”.

6. Sendo dos membros mais velhos, acabas por ter um pouco de obrigação de dar o exemplo aos mais novos. O que achas do ambiente que se vive actualmente no fórum?
É normal com o número de membros a aumentar de dia para dia que os ânimos se exaltem algumas vezes, por vezes até será apenas a testosterona a falar, mas no geral acho que o ambiente é muito bom entre os membro e os recentes convívios demonstram claramente isso! Fico à espera de um encontro nacional para demonstrar a união do pcm-portugal!

7. Relativamente à última época ciclística, e para variar um pouco, houve vários casos de doping. Os constantes positivos mudam/mudaram a forma como acompanhas ciclismo, ou é algo que não aches que seja relevante o suficiente para alterar o teu comportamento perante esta modalidade?
Infelizmente, estes casos têm vindo a acontecer e parece que mesmo assim os ciclistas insistem em entrar nestes casos. Acho que as sanções deveriam ser mais severas para tentar intimidar os ciclistas a não entrar nestes caminhos. Mesmo assim não me desmotiva seguir este desporto, apesar de que algumas vezes, quando este ou aquele ciclista ganha um certa prova leve a que uma pessoa fique desconfiada.

8. O Natal está a chegar e para muitos é um dos momentos mais aguardados do ano. Mas o que é para ti o “Natal”?
Eu como sou de Vilar Formoso (fronteira com Espanha) sempre tive dois “natais”. :P O Natal a 25 de Dezembro e os Reis Magos a 6 de Janeiro. :P Como qualquer época, hoje em dia cada vez mais se torna algo consumista, mas mesmo assim é algo que me agrada pois a família tenta ao máximo reunir-se para este dia e é sempre um bocado bem passado com aqueles que mais gostamos! Tem muito mais piada quando se é pequeno, então em relação às prendas nem se fala :P

9. Sabemos que és um fã entusiasta da NBA. De onde surgiu esta tua admiração por esta liga e porquê LeBron James?
Desde muito pequeno que sigo a NBA (Iverson e os 76 ers :prayer:) e o basquetebol sempre foi um desporto que me agradou (ainda joguei uma pré época mas treinava num escalão acima do meu o que me fez desistir). Depois voltei a seguir bastante a NBA quando andei no mundo das apostas e da Bwin o que me fazia seguir todos os dias todos os jogos. É uma liga completamente diferente de outra a nível mundial e isso explica a minha preferência! Porquê Lebron James? Acho que não é preciso dizer grande coisa pois está à vista de todos, o que este atleta é capaz de fazer, e desde muito jovem mostrou que é um fora de serie. É fantástico ver o que fez em 8 épocas na NBA e espero bem que jogue por muito mais! É sem dúvida um dos meus ídolos. :)

Sim. Obrigado desde já pelo convite para a entrevista! Espero que continues com este excelente projecto!
Como referi anteriormente espero que se realize o encontro nacional pois acho que já se justifica tal. Espero que o fórum continue a crescer e sempre de uma forma positiva!
Por último e sei que não tem muito a ver com o fórum mas espero que a Sandra ganhe os ídolos porque é uma pessoa espectacular e é sempre bom conhecer alguém famoso. :P

dberkie - 19/12/2010
Nome: André Campos
Porquê esse nick?: É uma evolução de Dennis_Berky, um dos meus primeiros nicks em fóruns de jogos de futebol. Tudo por causa de um holandês medricas que tinha medo de aviões..
Alcunha: Já me chamaram muita coisa, mas não tenho propriamente uma alcunha.
Zona onde vives: Odivelas
Signo: Balança
Curso que frequentas ou queres frequentar: Engenharia Civil
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Zé, Ascom, P3druh, e muitos mais..
Filme preferido: Seven, O Caçador, A Time to Kill (1989)
Género de música preferido: Blues
Banda favorita:Eric Clapton, SRV, Jimi Hendrix, John Mayer Trio, Doyle Bramhall II, Miles Davis, Jorge Palma, etc..
Tempo que passas no Fórum (por dia): Não tenho grande noção, 3/4 horas acho eu. Sempre que estou no pc tenho o fórum aberto, não significa que esteja a ler/postar.
Fumas?: Já experimentei algumas vezes, mas nunca peguei o vício.
Comida de eleição: Adoro cozinhar por isso gosto de quase tudo, mas um prato de massa cai sempre bem.
Hobbie(s): O fórum e o PCM são os grandes hobbies, mas perco também algum tempo com séries e filmes.
Maior Sonho: Viajar fascina-me e adorava conhecer o mundo inteiro. Mas o meu grande sonho é um dia tocar no Buddy Guy's em Chicago. Aos poucos vai-se tornando um objectivo de vida também.

1. Conta-nos um pouco do que costumas fazer no teu dia-a-dia.
Boa pergunta para começar! Neste momento a minha vida está bastante preenchida. Estou a estudar Marketing e Produção Musical e sou aluno do HotClube. Estas são as duas coisas que mais ocupam o meu tempo, tanto nas aulas como no estudo. Também dou aulas de guitarra e ajudo os meus pais na empresa da família, coisa que já faço há muitos anos. Nos últimos meses tenho estado a preparar um projecto que espero conseguir lançar em 2011, na organização de concertos e agenciamento de bandas de jazz. O pouco tempo livre que me resta tento aproveitá-lo ao máximo com a minha namorada. No meio disto tudo estou constantemente a ouvir música, já que consigo conciliar com quase todas as actividades que enumerei.

2. A música é a tua grande paixão. Foi amor à primeira vista?
À primeira vista não sei, mas sem dúvida que é uma grande paixão. Cantava tudo o que ouvia quando era puto, fiz parte dos Starkids, estudei piano no Conservatório e fui aprendendo a tocar guitarra sozinho desde cedo, pelo menos até entrar para o Hot. Pelo meio tive umas banditas de ocasião. As emoções e sensações que a música nos faz sentir são impressionantes e impossíveis de explicar. E isto não é só comigo, cada pessoa tem aquela(s) música(s) que verdadeiramente a faz estremecer por dentro e isso é das cenas mais puras que se pode sentir e que mais marcam as nossas lembranças de vida.

3. Tocas guitarra desde quando? E qual é para ti o melhor guitarrista de sempre?
Não se existe isso de “melhor de sempre”. É um facto que o Hendrix foi o guitarrista mais influente na evolução da guitarra eléctrica. E morreu aos 27 anos numa altura onde eu acho que ainda nem sequer tinha atingido a maturação como músico. Não é preciso ouvir-se Hendrix para estar a tocar cenas dele, porque há cenas dele que estão em tudo o que é música pop/rock. Ainda assim, existem guitarristas tecnicamente melhores que ele e outros mais toscos que soam melhor. Quem é melhor não sei e sinceramente tenho dificuldade em lidar com esse tipo de afirmações.
Não sei ao certo quando comecei a tocar guitarra, talvez por volta dos 12/13 anos. O meu pai ensinou-me os acordes básicos e começou assim. Desde então é o ouvido que me tem ensinado quase tudo.

4. Como conhecedor profundo daquilo a que muitos chamam realmente de “música”, como te sentes quando vês que a grande maioria dos jovens venera bandas como os Black Eyed Peas, que acaba por ser o que realmente lucra no mundo que é a música.
Não faço um grande drama. Não deixa de ser música e não deixa de ser boa música. As pessoas gostam daquilo que conhecem. Os mais interessados e apaixonados tentam procurar mais música boa, outros simplesmente vivem satisfeitos com aquilo que lhes chega. E acredito que sintam o que lhes chega como música excepcional. Eu percebo o sentido da pergunta, porque existem artistas que nos chegam através de muito mais de que apenas a música que fazem. Isso são estratégias de marketing e promoção muito bem pensadas e sobretudo muito bem financiadas. Eu podia alongar-me imenso a falar disto, mas fica para os Convívios.

5. Quem é o teu grande ídolo?
Aparte do meu avô, que foi sobretudo um grande exemplo de vida, nunca tive grandes ídolos. Posso dar alguns exemplos de pessoas que admiro, dentro das suas respectivas áreas: Rui Costa, Vitor Baía, Eric Clapton, Bob Dylan, J.M.Jimenez, Robert de Niro, etc..

6. Estudas no IST em regime parcial, não te vês a seres engenheiro? Sentes que não é isso que queres fazer da tua vida?
Não é isso que quero fazer da minha vida, pelo menos é o que sinto neste momento. Por isso mesmo não larguei de vez a Eng. Civil e vou tentando fazer aos poucos. Nunca se sabe o que nos traz o futuro. Neste momento a perspectiva de futuro para os jovens na Eng. Civil não é melhor do que na indústria da música, onde ainda há muito a fazer em Portugal e é nisso mesmo que quero apostar. Isto vale para quase todas as áreas, cada vez menos os jovens devem acabar o curso e ficar à espera que apareça um emprego para eles. São precisas ideias, são precisas pessoas com espírito empreendedor e com capacidade para inovar e de apostar em momentos de crise.

7. A palavra ”Lusa” diz-te alguma coisa? :P É tida por muitos como das melhores histórias de PCM alguma vez criada, mas que infelizmente se perdeu. Como é que se mantem uma história sem perder motivação, é que nos dias de hoje cerca de 90% dos membros acaba por desistir das suas histórias ao fim de poucas semanas, por vezes até ao fim de poucos dias. Foi algo que te deu gozo fazer? E já alguma vez pensaste em a recriar?
Deu-me um gozo tremendo fazer essas histórias. Uma foi completa e correu tão bem que me iludi a pensar que conseguia fazer outra numa altura muito mais ocupada. A “Lusa” era uma bela equipa e ainda não desisti de voltar a pô-la na estrada quando tiver mais tempo disponível. Criar uma história com um mínimo de qualidade dá muito trabalho e é uma luta constante contra o pensamento “vou mas é jogar PCM e cagar nesta treta..”. Dou muito valor ao que o Borkas faz por exemplo e tenho pena de não seguir as histórias do fórum com assiduidade.

8. Curiosamente és um dos membros que está no fórum há mais tempo, mas um dos que menos se pronuncia dia-a-dia através de posts. Sentes que bastante do que é discutido no fórum vai de encontro à tua opinião para permaneceres sem escrever, preferes antes absorver a informação que emana da discussão ou simplesmente não és grande fã de dar a tua perspectiva aos outros?
Curiosamente devo ser dos membros mais antigos na comunidade de Cycling Manager em Portugal, que ainda estão “activos”. Desde o cym3 que fiz parte do cymportugal (com outro nick), nunca fui muito interventivo, mas fiquei preso a muito do que se fazia mesmo sem participar nos jogos online porque não tinha net em casa. Encontrei membros impecáveis, como o KennyCartman e o Hugo. O Onil e o Kops devem-se lembrar deles. Quando o 1º pcmportugal foi criado inscrevi-me mas raramente postava alguma coisa. Entretanto fiquei alguns tempos desligado e quando voltei ao cym o Clad estava ausente e o Fábio tinha tudo em cima dele. Depois o cym morreu e eu adoptei o pcmportugal como “meu” e conheci outros membros bem porreiros. Não posto muito porque nem sempre tenho a necessidade de responder a tudo. Adorava fazer parte da LV, do MAN-Game e da secção de apostas mas simplesmente não tenho tempo para estar em cima do acontecimento.

9. Já tiveste a oportunidade de ir a convívios tanto no Norte como no Sul. Qual a opinião que guardas dos membros que conheceste até agora e do espírito que o grupo transmite quando se junta (comparativamente às discussões do fórum)?
O primeiro Convívio cá em baixo começou com um ambiente frio já que ninguém se conhecia e ficámos uma eternidade à espera que o Sr abrisse a porta do recinto. Foi preciso eu começar a meter cuecas no Tiago e no Xela para se soltarem os sorrisos. 8) A partir daí foi sempre a melhorar e posso garantir a quem nunca foi aos Convívios que são horas muito bem passadas. Seja a gozar com os bugs do PCM, com o físico do Mike, com a altura do Osmo, com a formosura do Jolly ou com a ausência do Peste, ou mesmo a falar de temas mais sérios.

10. És o membro que mais vontade demonstra em que se organize um encontro nacional. Vês o fórum como uma segunda família para ti, pessoas com quem podes contar para o que der e vier?
Tal como vocês, adoro ciclismo, sou fã do Cym Manager e este foi o espaço onde encontrei outras pessoas que têm isto em comum comigo. O ambiente no fórum é tão saudável que faz com que tenha deixado de o seguir só pelo gosto pelo ciclismo ou pelo jogo, no qual já não pego há meses. Chamem-lhe grupo de amigos, 2ª família, o que quiserem. Através deste fórum já conheci pessoas muito porreiras com quem já passei bons momentos e sei que voltarei a passar. Por exemplo, a viagem ao Porto com o Mike, Bruno e Osmo e a noite em casa do Alaska são para repetir. Tenho a certeza que mesmo na Noruega ou em Boston o Alaska terá sempre a porta aberta para nos receber.
Acho que é possível organizar um encontro nacional e tenho a certeza que seria um dia em grande estilo. Vou continuar a insistir na ideia até conseguir alguma coisa.

11. És um apaixonado pelo futebol (Benfica :P ), e também és um excelente jogador. No ano passado, vivia-se um mar de rosas na Luz, o Jorge Jesus era tido como o melhor treinador do mundo e como a melhor coisa que podia ter acontecido ao Benfica. No entanto, esta época não está a correr tão bem, e há quem diga que a culpa é do treinador (como as coisas mudam em poucos meses). Concordas com quem diz isso? E consideras-te um adepto ferrenho do Glorioso?
A culpa não é do treinador, mas acho que ele podia fazer melhor. Tanto ele como toda a gente que esteve tão bem no ano passado, deviam estar a dar tudo para conseguirem superar os níveis que conseguiram atingir em 2009/2010. Sou benfiquista daqueles que sente as vitórias e as derrotas do clube como se fossem minhas, mas há coisas mais importantes na vida.

12. Gostarias de acrescentar mais alguma coisa?
Agradeço ao Gheto e a quem fez as perguntas, já que não sou um membro que cause grande impacto no fórum, e aproveito para aplaudir o trabalho do pessoal que tem gerido e moderado este fórum nos últimos anos. Não há muitos espaços tão saudáveis como este. O próximo passo é organizar um Encontro Nacional! :P

Alaska - 29/12/2010
Nome: Pedro Gonçalves
Porquê esse nick?: É o meu destino de sonho e espero que não falte muito até lá ir.
Alcunha: Esquimó para algumas pessoas e neste momento certamente Alaska que é o que me chamam as pessoas do fórum mesmo ao vivo e a cores. :P
Zona onde vives: Vila do Conde, mas a partir de 8 de Janeiro, Oslo, Noruega.
Signo: Virgem
Clube: Varzim
Curso que frequentas ou queres frequentar: frequentei Engenharia Informática e Computação na FEUP. No entanto, provavelmente não será o último que frequento.
Secção do fórum favorita: Neste momento talvez sejam os tópicos de desporto, mas a verdade é que não vou a nenhuma secção específica. Eu uso a funcionalidade “ver tópicos com mensagens novas” e depois entro nos que me dizem algo.
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Neste momento devo ser um dos membros do fórum (se não mesmo o membro do fórum) que mais gente conhece pessoalmente por ter ido a todos os encontros do Porto (incluindo os com pouca gente que são apenas almoços e conversas) e só não ter ido ao inaugural de Lisboa por lesão. Gostava de conhecer qualquer membro que participe (com cabeça) nas discussões dos tópicos por onde eu ando e que ainda não conheça.
Filme preferido: Estou convicto que ainda não vi o filme da minha vida, mas os meus filmes favoritos até ao momento são Fight Club, The Pianist e Good Bye Lenin! Existem ainda mais uns 20 filmes que gosto muito mas não tanto como destes 3.
Género de música preferido: Géneros são coisas do mais abrangente que há, e qualquer resposta que desse não seria totalmente verdadeira, por isso vou dividir por estilos, cronologicamente. 50’s Rockabilly; 70’s Punk Rock, Two Tone; 80s Emo, Hardcore, Psychobilly; 90s Skate Punk, Britpop, Third Wave, Post Hardcore, Indie Rock; E coisas sortidas de vários outros estilos sobretudo se meterem secção de metais ou contrabaixo como é o caso do Jazz. E também Folk rock de influência celta. Todos estes são para mim favoritos, visto que qualquer deles me transmite vários tipos de emoções e como tal são razão suficiente para me fazer deslocar para ver concertos de bandas que os toquem.
Banda favorita: Isso para mim é muito complicado de dizer, mas qualquer banda dentro dos estilos que gosto que seja excelente em termos de letras está mais no meu coração do que outra cujas letras nada me digam.
Tempo que passas no Fórum (por dia): Segundo a minha namorada, demasiado. Concordo com essa opinião.
Fumas?: Nunca
Cor favorita: Azul, Preto, Vermelho e Verde, I guess. Uma só, não sei.
Comida de eleição: Italiana, Israelita e Muçulmana, Chinesa/Tailandesa. Sobretudo estas.
Hobbie(s): Ouvir música (nunca saio à rua sem ela e chego a perder metros para o trabalho por voltar atrás para a ir buscar), ir a concertos, ler bastante (e em qualquer deslocação porque não conduzo :o), ver vários desportos na tv (aka net -.-), ver ao vivo quando possível, mas acima de tudo pratica-los sempre que haja oportunidade, viajar sempre que haja vários dias livres consecutivos, estar com amigos, participar em discussões com sentido, tornar-me ligeiramente menos ignorante em relação a coisas que desconheço, etc..
Maior Sonho: Conhecer todo o mundo. É inatingível mas farei os possíveis por conhecer o máximo possível dele.

1. Ainda te lembras como descobriste o fórum (o antigo :P)? E porque razão te registaste?
Eu estava registado na PPDB para usar as DBs Giant que tinham numa versão qualquer antiga do PCM. Depois vi lá o Tó que tinha na sign o link para este fórum e depois registei-me. Lembro-me de o fórum ter tido fases em que havia meia dúzia de pessoas a participar. Foi uma evolução gigante. Ainda no outro dia comentei isso com o pessoal num encontro qualquer.

2. És o membro, ou pelo menos és um dos membros mais respeitados aqui do tasco, e no qual a grande maioria dos utilizadores tem uma enorme admiração. Sentes-te orgulhoso?
Apesar de achar que alguns comentários que fazem são exagerados, antes admiração do que desprezo, não é?

3. Como nasceu o teu interesse pelo ciclismo? E qual é a tua opinião sobre o ciclismo actual?
O meu interesse pelo ciclismo nasceu de muito novo, através do meu pai e do meu avô, que eram enormes adeptos de ciclismo. Ainda não tinha feito os 6 anos quando o meu pai me mostrou o Tour pela primeira vez tentando explicar-me as coisas que eu evidentemente naquela altura não entendia. Nesse mesmo ano, levou-me a ver a etapa da Senhora da Graça ao vivo pela primeira vez, e desde aí fui ver essa etapa todos os anos excepto 1. Mais tarde, comecei a ir ver também outras etapas, chegando a ver 6 como máximo numa edição da Volta. Hoje em dia com menos tempo, vejo em geral 2/3 etapas ao vivo que são as que calham ao fim de semana. Geralmente só não vou ao contra-relógio. No que toca a ciclismo internacional, comecei como os outros, pelas grandes voltas, depois comecei a assistir a algumas provas mais importantes como eram o Paris-Nice e o Tour de Suisse. Depois, as clássicas do pavé foram amor à primeira vista e desde que entrei para a faculdade e passei a ter internet gratuita lá, comecei a acompanhar o calendário todo. Hoje em dia tenho uma colecção já assinalável de vídeos de corridas de ciclismo que continuei da colecção do meu pai, anteriores e posteriores a eu começar a assistir, apenas superada, no que toca a colecções de desporto, pela de futebol.
Quanto à segunda pergunta, continuo a adorar ciclismo e apesar de não poder adivinhar o futuro, penso que nunca deixarei de adorar. O ciclismo agora é diferente do que era no final dos anos 80 e início dos 90, assim como o dessa altura era diferente do dos anos 70, assim como o dos 70’s era diferente do dos 50s, e este diferente do anterior às grandes guerras. O ciclismo é sempre diferente, mas sempre assente nos mesmos pressupostos de luta e resistência à adversidade, e na minha opinião é sempre possível vibrar com este desporto tanto na actualidade, como em qualquer outra era. É apenas diferente. Eu sou um fã incondicional do ciclismo dos anos 70 mas isso não invalida que continue a adorar o ciclismo actual.

4. Qual é o teu ciclista preferido que está actualmente no activo, e que já se tenha retirado do ciclismo profissional.
Pergunta complicada. Sou fã do Philippe Gilbert há bastante tempo, e no caso deste ciclista em particular, acho que os membros mais antigos do fórum confirmarão que sou fã dele desde antes de chegarem as vitórias e de se ter formado o grupo de fãs actual. :P Gosto do Cancellara, apesar de já lhe ter ligado mais que o que ligo agora, e apesar de no início não achar muita piada ao Boonen, comecei a tornar-me fã dele ao vê-lo correr as provas da flandres. Sou também fã de ciclistas que consigam bons resultados em vários tipos de terrenos, sobretudo daqueles que tentam estar sempre bem e de ciclistas que ataquem muito. Além desses, como cresci com a Kelme, gosto dos trepadores que perdem 5 minutos nos contra-relógios, e das dezenas de colombianos que encaixam neste estereótipo. Todos estes me fazem vibrar. Ah, e gosto dos bielorrussos, mas não sei explicar o porquê.
Quanto à segunda parte da pergunta, o Pedro Delgado foi o primeiro ciclista de quem fui verdadeiramente fã, e o Miguel Indurain, aquele por quem mais torci. Hoje em dia já tenho outra forma de ver ciclismo, e sinceramente não torço dessa forma por mais nenhum, apesar de continuar a haver ciclistas que gosto bastante e que fico contente quando ganham.

5. És um grande admirador e seguidor de vários desportos. Já alguma vez pensaste em fazer do desporto em si a tua profissão, quer como atleta, comentador ou mesmo treinador?
Não só pensei como até aos 17 anos, achava que a minha profissão ia ser o desporto em si. Em camadas jovens joguei basket e futebol, e ainda jogava futebol quando depois tive uma rotura de ligamentos do tornozelo, e me foi dito que teria de fazer fisioterapia durante o ano, e ainda que mesmo assim era uma lesão com incidência recorrente, que me ia poder acontecer de vez em quando (como aliás tem acontecido na minha vida). Estando no final do Verão que antecedia o 12º ano, e sem garantias nenhumas, preferi abdicar disso, empenhar-me a fundo na escola, ter umas notas até bastante boas e entrar para a universidade escolhendo um curso assim meio “às três pancadas”.
Continuar a ser atleta posteriormente, mesmo que a um nível bem mais baixo, é algo que não voltei a considerar, visto que as exigências de treino são muitas e eu admito não estar disposto a esses sacrifícios neste momento. Não é impossível. Tenho aliás colegas que conciliam o trabalho e o desporto federado. Simplesmente admito não estar disposto a essas exigências neste momento.
No que toca a ser treinador, há várias pessoas que já me sugeriram isso, mas sem ofensa para qualquer dessas pessoas, elas não têm noção do trabalho que é desenvolvido por um treinador. Nunca na vida, enveredaria por essa profissão. Comentador seria engraçado, mas penso que neste momento o mais perto que estarei do desporto será a escrever crónicas e análises de futebol em sites, sendo que no momento as faço para o site de colegas. Se um dia tivesse a oportunidade de escrever regularmente para um jornal, essa oportunidade sim, não rejeitarei.

6. Qual é o teu desporto favorito?
Penso que seja o futebol, mas há mais 3 desportos que sinto que sigo com mais intensidade, do que a maioria das outras pessoas segue o seu desporto favorito, que são o hóquei no gelo (também gosto do patinado que se faz por cá), o basquetebol e o ciclismo. São verdadeiros vícios (daqueles que não implicam meter substâncias químicas cá para dentro). Depois há vários outros desportos que gosto mas que consumo apenas em quantidades “normais”.

7. “Não sou informático nem tenho pinta de informático, sou simplesmente alguém que tem o curso de Engenharia Informática.” Esta frase (pelo menos a ideia da mesma) foi dita por ti ao Marco. Sentes-te arrependido de ter ido para Informática? E se pudesses voltar atrás, o que é que mudavas?
Sim, mas como disse numa resposta acima, o curso foi escolhido um pouco de repente quando não contava ter de fazer essa escolha. Se pudesse voltar atrás, não mudaria nada, porque esta foi a vida que escolhi, e se não tivesse feito as escolhas que fiz, não estaria agora com a minha namorada porque as nossas vidas não se teriam cruzado, e eu sou bastante feliz assim e não trocava a minha vida actual por nenhuma outra. Se quero ser mais feliz ainda, tenho sempre novas escolhas que me vão surgindo ao longo da vida. Não preciso de voltar às passadas. Uma delas foi por exemplo a ida para a Noruega.
Isto evidentemente não invalida que a nível meramente profissional, gostasse mais de estar a trabalhar noutra área. Se a minha vida profissional fosse tudo o que me interessa (o que está longe de ser verdade), e eu voltasse atrás e mudasse escolhas com base nisso, teria começado logo por mudar o meu 10º ano já que teria ido para humanidades. Teria feito curso noutra área onde provavelmente seria mais difícil ter emprego mas em que sentiria que o que estou a aprender me diz algo. No presente, o estudo destas áreas é apenas mais um hobbie para mim.
Já agora, desculpem alongar-me (ainda) mais nesta questão, mas sei que já disse algumas vezes em tópicos do fórum que não percebo como há gente a vir para o mesmo curso que eu tirei, e para não irem, mas espero que tenham noção que digo isso em jeito de brincadeira porque não gostei do meu curso. Isso não tem de vos acontecer a vocês, evidentemente. Podem até adora-lo.
Não sou ninguém para dar conselhos sobre o que devem seguir ou deixar de seguir, mas digo apenas, que quando escolherem o vosso curso (para aqueles que não estão ainda na universidade e querem vir a estar), se informem primeiro muito bem. Vejam o que é o curso, que coisas vão aprender e que saídas terão. Não olhem só para o nome que às vezes engana. E para aqueles que já estão na universidade, nunca sigam o caminho “fácil” do “agora que já entrei vou até ao fim” mesmo que não gostem do curso. Se não gostam, mudem, busquem outro. Podem pensar que é chato andar a “gastar” um ou dois anos da vossa vida num curso que depois não terminam, mas bate aos pontos, gastar o resto da vida num trabalho que não gostam porque não quiseram mudar.
Ah. E não digam aos vossos pais que eu disse isto senão eles fazem-me mal. :P

8. O que te fez ir viver para a Noruega? Vais por obrigação ou por vontade própria? Quais são realmente os teus objectivos com a saída do país?
O meu objectivo com esta alteração é apenas um: ser feliz. Saí de um emprego estável que me aborrecia de morte e vou para a Noruega, não tendo sequer emprego garantido ainda (mas terei, don’t worry :P ). Vou viver com a minha namorada que trabalhava numa empresa com secção em Oslo e que agora se vai mudar para os headquarters lá. Já tenho casa. Dou uns toques na língua e tirarei um curso por lá. Não tenho roupa para as temperaturas de lá mas terei quando for.

9. Vês esta saída de Portugal como um "Adeus" ou como um "Até Já"?
É um “até qualquer dia”. Já não é a primeira vez que vivo fora de Portugal. Será até o 4º país onde vou viver, 3º onde vou trabalhar e garantidamente não vai ficar por aí. O próximo destino será Boston, cidade bonita, de dimensões ao meu gosto, localização geográfica perfeita, eventos non stop e o requisito número 1 para uma cidade onde eu viva, é costeira. Em tempos isto foi algo que eu sonhava fazer. Neste momento a dúvida já não é “E se fosse…?” mas sim um “Quando irei…?”. Entre Oslo e Boston, talvez ainda venha a viver em Portugal, mas sinceramente não era minha vontade.

10. Que sentimento te vem ao de cima quando pensas na malta do fórum com quem tiveste inúmeros convívios e no facto de poderes já não voltar a vê-los assim que te fores embora para a Noruega?
Eu vou para a Norge. Não vou para a morgue. Voltarei certamente a vê-los, embora com menor frequência. Talvez ficasse triste se nunca mais os visse, mas não acredito que isso venha a acontecer.

11. Há mudanças drásticas no comportamento na grande parte dos membros que por aqui passam, sendo que alguns desses casos estão na moderação por exemplo. Como vês essa mudança de comportamento/atitude?
Há imensos membros que quando chegam ao fórum, disparatam por todos os lados sem qualquer coerência, talvez porque estejam habituados a fazê-lo noutros fóruns. Depois, se houver salvação, apercebem-se que estão no melhor fórum que existe, e começam a agir de acordo com a qualidade que o fórum lhes merece. Existem de facto membros que começaram muito mal e se tornaram excelentes membros. Dando um exemplo, e espero que ele não se chateie pela minha honestidade, o Zé Duarte no início era-me muito difícil de tolerar e neste momento acho que é um membro excelente deste fórum a vários níveis.

12. O que achas do trabalho dos moderadores/administradores daqui do fórum?
Fui moderador deste mesmo fórum durante uns anos ainda (acho eu, datas não é o meu forte) e já na altura os moderadores desempenhavam um trabalho fantástico e o fórum não era ainda este gigante adamastor que é hoje, por isso só posso imaginar que o trabalho actual deles seja mais fantástico ainda. Contrariamente ao que muitos membros novatos no fórum parecem pensar, os moderadores não estão contra ninguém, mas também não estão a favor de ninguém. Estão a pensar no “bem-estar” do fórum, por isso não esperem que reajam com alegria aos mosquitinhos chatos que lhe tentam passar doenças.

13. Já por mais de uma vez vimos o Marco dizer que as portas estarão sempre abertas para regressares à moderação. O que te levou a sair de lá? E já pensaste em regressar?
Saí por falta de tempo numa altura em que estava com trabalho exaustivo no emprego e mal tinha tempo de por cá andar. Foi também numa altura em que havia umas confusões quaisquer que também não me davam grande motivação para cá estar. Felizmente isso passou, mas sinceramente acho que por norma, estudantes terão sempre mais facilidade para ser moderadores do fórum, porque mesmo com as dificuldades de trabalhos e exames, terão sempre mais tempo para lhe dedicar a atenção necessária. Agradeço que confiassem em mim o suficiente para me permitir lá voltar, mas há gente mais adequada a esse trabalho do que eu.

14. Já alguma vez te sentiste magoado com alguma situação que tenha ocorrido no fórum, ou que tenha acontecido por causa do mesmo?
Já houve algumas chatas, e é possível até que já me tenha sentido magoado com alguma(s) dela(s), não o vou negar. Mas é apenas um fórum. A vida não está neste ecrã, está lá fora. Isto é apenas um divertimento e tenho de me mentalizar que é isso que é.

15. Gostarias de acrescentar mais alguma coisa?
Deixo-vos com o grande António Aleixo:

Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que eu conheço
que, sem parecer o que são,
são aquilo que eu pareço.
são aquilo que eu pareço.

Tiagorm - 17/04/2011
Nome: João Tiago Ramos Machado
Porquê esse nick?: Tiagorm (r- Ramos; m-Machado)
Alcunha: Afrothunder (Jolly :p)
Zona onde vives: Almada
Curso que frequentas ou queres frequentar: Engenharia Informática
Secção do fórum favorita: Off Topic
User(s) que gostarias de conhecer pessoalmente: Taki; Polo; Filipee; RuiR; Guilherme; Pedruh; Tó
Filme preferido: O Bom Rebelde, com Matt Damon
Género de música preferido: Punk-Rock
Banda favorita: Dropkick Murphys
Tempo que passas no Fórum (por dia): 3/4h
Fumas?: Não
Comida de eleição: Carne de Porco à Alentejana
Hobbie(s): Fazer Judo; PS3; Ouvir musica; Estar com os amigos; Ir ao cinema; Ver tudo o que seja desporto
Maior Sonho: Ver um River vs Boca ao vivo

1. Não és dos membros mais activos do fórum. Alguma razão em especial para tal?
Muitas vezes, nas discussões e debates, existem membros que partilham da minha opinião e a expressam bem, logo, porquê estar a fazer posts que em nada vão contribuir para o fórum e para a discussão? Para mim, não faz sentido, apenas aumenta o número de posts.

2. Estás de férias. Como é que tens ocupado o (grande) tempo livre que tens?
Tenho estado com os meus amigos, jogo com a malta do fórum, agora os Playoffs de Nba também vão ocupar algum tempo, e claro, Judo.

3. Pelo que nos contas, já foste a alguns concertos/festivais. Foi algo que gostaste de presenciar? Foi daquelas coisas que que chegaste ao fim e só querias mais e mais, e que sentiste que tinha sido dinheiro bem gasto, ou, pelo contrário, arrependeste?
Nunca me arrependi, em concreto o Rock in Rio é algo que todos devessem ir pelo menos uma vez, não pela musica em si (pois nestes espaços abertos, já se sabe que o som não vai ser o melhor) mas pelo ambiente de festa. Aquelas 4/5h que estiverem ali, esquecem tudo, problemas, escola, trabalho, tudo mesmo. E hoje em dia, com os tempos que vivemos, acho muito importante haver estas escapatórias, porque pensar 24/7 em problemas, é tudo menos saudável.

4. Qual foi o concerto que mais te marcou?
Foram 2. Muse no Rock in Rio e 30 Seconds to Mars no Pavilhão Atlântico.

5. Sabemos que és um grande admirador das consolas da nova geração. Não sentes que os jovens de hoje passam demasiado tempo em frente a um ecrã a lutar por um mero objectivo virtual, perdendo horas e horas por dia nisso, sendo que depois isso se reflecte na “fraca” vida social bem como possivelmente no rendimento académico dos jovens?
Sem dúvida. Mas aí não atribuo a culpa aos jovens. A culpa é dos pais, porque se esses jovens passam o tempo agarrado ás consolas, é por falta de pulso dos pais. Primeiro, se já sabiam que o jovem é assim, não lhe deviam ter comprado a tal consola. Segundo, chegar ao pé do jovem e dizer: “estás sempre agarrado a isso” não surte efeito nenhum. Mas enfim, é mais fácil espetar o miúdo em frente à consola do que levá-lo ao futebol, judo, karaté, etc…

6. És um fervoroso adepto do Benfica. Já alguma vez te excedeste a defender o clube do teu coração?
Em discussões, sim. Nunca em termos físicos mas em termos verbais e acontece mais quando estou no estádio ao lado da claque adversária. :p

7. Idolatras alguém?
O meu Avô. Pelas suas e origens e onde chegou.

8. Vives na Margem Sul, mais concretamente em Almada. Zona que é muita má vista pelas pessoas de fora. Achas que há realmente razão para a má fama que esta zona tem?
Nada disso. Como em todo o sítio é preciso escolher os sítios onde andas e com quem andas. Claro que se vais para o Monte com uns ténis branquinhos, vens descalço para casa. :p

9. Já foste a alguns convívios aqui do tasco. O que achaste dos teus amigos virtuais? Ainda te lembras qual foi a primeira impressão que tiveste quando os viste?
O primeiro que vi foi o Mike e enfim… Impressiona. :p Agora, fora de brincadeiras, tudo malta porreira não dá muito nas vistas excepto o gajo que faz as entrevistas que usa atacadores que fazem mal aos olhos.

Não há muito a acrescentar, apenas agradecer a todos os membros, em especial ao pessoal da moderação, pelos 2 belos anos que passei aqui.

Editado pela última vez por gheto em 17 Abr 2011, 14:13, num total de 23 vezes.

Resposta com citações  
 Assunto da Mensagem: Re: Entrevistas
MensagemEnviado: 18 Ago 2010, 23:36 
O Cepo
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 08 Ago 2009, 15:53
Parabéns pela iniciativa =D> =D>
Gostei

deviantART

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Ago 2010, 23:37 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 13 Jul 2009, 19:19
Iniciativa muito boa na minha opinião ... =D>

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Ago 2010, 23:44 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Out 2008, 20:45
MarcoAZB Escreveu:
Na escola e até em alguns trabalhos de grupo na faculdade, constatei que a equipa não tinha pernas para andar, e assim sendo, carreguei todo o trabalho sobre os meus ombros, porque prefiro fazê-lo à minha maneira e saber que tenho boa nota ou que fica bem feito do que ficar dependente dos outros.

Amén.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Ago 2010, 23:47 
Mestre Pinheiro
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 30 Jul 2009, 19:45
Cada vez mais te admiro pela tua personalidade e atitude, Marco. Gheto, grande projecto e grande iniciativa, espero por novas entrevistas. =D>

«O George Carlin dizia que o mundo era um circo de aberrações e que viver nos Estados Unidos era ter um bilhete para a fila da frente. Eu acrescento que ter acesso à Internet é ter acesso à tribuna VIP e ao backstage desse circo.»

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 18 Ago 2010, 23:48 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 01 Ago 2008, 14:28
É bem, já tinha ideia de o Marco ser o que ele diz ser na entrevista, também não é muito dificil :mrgreen:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Ago 2010, 00:29 
Ciclista sub-23
Ciclista sub-23

Registado: 05 Set 2008, 00:25
MarcoAZB Escreveu:
5. Um dia (vá, vários dias :P) vieste ao fórum e elogiaste bastante os Muse, passado uns meses 80% dos membros mais activos do fórum têm os Muse como uma banda de referência, o que pensas sobre isso?
Acho mal. É sinal que os Muse se tornaram demasiado comerciais e estou longe de gostar disso. Muitos deles, acredito que não sejam verdadeiros fãs de Muse, mas sim o fã genérico, e que não sabe bem a mensagem contida na música deles. Acho ainda mais vergonhoso que tenha ido gente ao Pavilhão Atlântico para sair depois da Supermassive Black Hole, por causa do Crepúsculo, e possivelmente muito verdadeiro fã não tenha tido oportunidade de ter um bilhete. Relativamente à influência sobre os outros, acho normal. Na minha turma, fui o primeiro a ouvir Muse e ninguém me ligava nenhuma até ao primeiro concerto deles no Rock in Rio. A partir daí, os meus 3 melhores amigos passaram a ouvir sistematicamente Muse, bem como a minha namorada, a irmã dela, e mais umas quantas pessoas da turma, e ainda hoje ouvem bastante ou têm toques deles no telemóvel. Tudo graças a mim.

O quanto eu te compreendo, isso do Crepúsculo até o Chris já admiti-o que ao terem emprestado as 3 musicas a saga, foi como venderem a alma. Há algum tempo atrás até me gozavam por eu ter os Muse como banda favorita, hoje em dia tudo ouve Muse.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Ago 2010, 00:29 
Administrador
Administrador

Registado: 24 Ago 2007, 10:21
Mike Escreveu:
Cada vez mais te admiro pela tua personalidade e atitude, Marco.

Deixa lá isso, Mike, eu uso ténis. :P

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Ago 2010, 00:30 
Cicco
Moderador Liga Virtual
Moderador Liga Virtual

Registado: 01 Fev 2009, 19:26
Muito boa iniciativa e excelente entrevista. Espero atentamente pela próxima. :)

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Ago 2010, 00:41 
Mestre Pinheiro
Membro de Platina
Membro de Platina

MarcoAZB Escreveu:
Mike Escreveu:
Cada vez mais te admiro pela tua personalidade e atitude, Marco.
Deixa lá isso, Mike, eu uso ténis. :P
Pronto, se tu assim achas e o dizes... 8-[

«O George Carlin dizia que o mundo era um circo de aberrações e que viver nos Estados Unidos era ter um bilhete para a fila da frente. Eu acrescento que ter acesso à Internet é ter acesso à tribuna VIP e ao backstage desse circo.»

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Ago 2010, 00:43 
Administrador
Administrador

Percebeste o que eu quis dizer, ao menos? :mrgreen:

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Ago 2010, 00:44 
Mestre Pinheiro
Membro de Platina
Membro de Platina

MarcoAZB Escreveu:
Percebeste o que eu quis dizer, ao menos? :mrgreen:
Depende do que interpretaste do meu smile. :P (eu estava a falar a sério)

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Ago 2010, 00:45 
Membro de Platina
Membro de Platina

Registado: 24 Ago 2007, 09:48
Graças a Deus que estas entrevistas não incluem fotos.

Resposta com citações  
MensagemEnviado: 19 Ago 2010, 00:48 
Administrador
Administrador

Contrataki Escreveu:
Graças a Deus que estas entrevistas não incluem fotos.

Concordo contigo. O próximo entrevistado é bastante feio. Revelo o nome a quem me der 5€. :P

Resposta com citações  
Criar Novo Tópico Responder a este Tópico  [ 497 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 34  Próximo

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Group Color scheme by ColorizeIt!
Traduzido por phpBB Portugal