Aqui está uma análise aos favoritos a vencer:
http://www.biciciclismo.com/cas/site/noticias-ficha.asp?id=50708Parece-me que este ano vai tudo apostar no tour, ainda mais do que é normal. No Giro como tubarões só temos: Basso (que este ano ainda não mostrou nada), Gadret (que desde o 4º lugar do ano passado também não se voltou a mostrar), Frank (que vai obrigado e avisado em cima da hora), Pozzovivo (que há alguns anos até chegou a fazer um top10 nesta prova, mas que desde aí nunca mais andou com os melhores num GT), Rujano (o 6/7º lugar final do ano passado foi uma prestação que já não se via dele há muito), Joaquim Rodriguez (a quem o aumentar do nº de quilómetros de CR não favorece além de se ter visto o ano passado que não é o melhor nas montanhas mais longas), Roman Kreuziger (nunca fez pódio num GT, há quem diga que ainda não deu o verdadeiro salto qualitativo para ser considerado um dos favoritos, mas a mim até me parece face à concorrência boa aposta para o pódio, apesar de também achar que não será dos mais fortes na montanha), Scarponi (tem feito uma época abaixo da anterior, mas dou-lhe o benefício da dúvida, talvez esteja a preparar melhor o Giro).
De resto, temos o Cunego que ainda não entendi bem qual será o papel dele. Sabendo que o objectivo dele é o Tour talvez seja ganhar andamento porque ainda só tem 32 dias de competição.